Inteligência Artificial sem regulação pode potencializar crise econômica, diz FMI

A primeira vice-diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Gita Gopinath, alertou hoje, 30, que a inteligência artificial (IA) pode potencializar crises econômicas, e causar desemprego em massa e riscos ao sistema financeiro, caso adotada sem a regulação e a cautela necessária.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/03/Ebook-Investindo-para-a-Aposentadoria-1.jpg

Durante o evento da Organização das Nações Unidas (ONU) “IA Para o Bem”, ela afirmou que é preciso garantir que os sistemas tributários não favoreçam a automação. Hoje, a taxação a softwares que substituem humanos é menor que taxações à mão de obra padrão, destacou ela, baseada em uma pesquisa do FMI.

Gopinath pontuou que, inicialmente, durante um momento favorável, companhias podem investir em automação e manter seu quadro de funcionários, o que daria a falsa sensação de que a IA pode coexistir com a mão de obra atual. Porém, durante a primeira crise, a tendência é a de demitir um número de trabalhadores sem precedentes. Isso, por sua vez, acarretaria em aumento na inadimplência.

A crise na mão de obra, por consequência, poderia ser transmitida para o sistema financeiro, dado que as tomadas de decisões no mercado acionário possivelmente serão resultado de uma análise de dados, estatísticas e padrões realizada por IA. Diante de um evento sem precedentes, as decisões podem ser tomadas equivocadamente, inclusive pendendo para um “conservadorismo exacerbado”, com as decisões se expondo a pouquíssimos riscos.

Segundo Gopinath, é preciso tomar medidas que reduzam a amplificação dos riscos de transmissão às cadeias de abastecimento e ao mercado financeiro. Isso pode ser feito com regulação e monitoramento, afirmou. Além disso, mais investimento em educação e treinamento são essenciais para permitir que trabalhadores e a inteligência artificial trabalhem juntos e não sejam excludentes.

Quais os riscos de profissionais perderem seus empregos para a inteligência artificial (IA)? Veja o que acham os brasileiros

Três em cada quatro profissionais brasileiros acreditam que a inteligência artificial (IA) substituirá seus empregos. Essa informação se baseia em um novo levantamento realizado pela Page Interim, que é uma unidade de negócio do PageGroup especializada em recrutamento, seleção e administração de profissionais terceirizados e temporários.

De acordo com essa nova pesquisa, que fora realizada com pessoas de sete países diferentes na América Latina, 76,6% dos respondentes brasileiros creem que a inteligência artificial (IA) vai afetar de forma parcial os postos de trabalho, considerando a área em que esses profissionais atuam.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Investindo-no-exterior.png

Mas não são apenas os brasileiros que enxergam esse cenário para o futuro. Também acreditam nessa possibilidade os participantes do Panamá (69%), do México (68%), do Peru (66%), da Colômbia (65%), do Chile e da Argentina (63%, cada).

Além do desemprego, a pesquisa também concluiu que há preocupação em relação à privacidade e à segurança de dados. Esses três itens foram os que mais se destacaram em quase todos os países dessa pesquisa, exceto na Argentina, onde há maior preocupação no uso da inteligência artificial (IA) com implicações éticas do que com o desemprego.

Quando questionados sobre o uso da inteligência artificial (IA) dentro de sua área de atuação, os profissionais de todos os países desse levantamento destacaram que a tecnologia tem potencial para ser benéfica, mas que ela também apresenta riscos significativos (61,5% dos participantes acreditam nisso).

Também afirmaram que é um divisor de águas e que a inteligência artificial vai revolucionar a indústria (32,1%). Aqueles que acham que há exagero no tema e que não haverá impacto significativo somaram 3%, e os que ainda não sabem, 3,4%. O levantamento foi realizado em novembro e dezembro de 2023, contando com um total de 5.354 profissionais.

Com Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião