Rede D’Or (RDOR3): venda de ativos proprocionará maior flexibilidade financeira, diz BTG
A Rede D’Or (RDOR3) vendeu suas ações na D’Or Consultoria, empresa que comercializa planos de saúde, odontológicos, seguros de vida e previdência, para a corretora de seguros MDS, no montante de R$ 800 milhões. Para analistas, a venda foi positiva, mantendo a Rede D’Or como uma das empresas mais bem posicionadas no setor de saúde.
“Gostamos da venda, pois ela resolve potenciais conflitos que surgiram da Rede D’Or controlar tanto a SulAmérica (uma empresa do mercado de planos de saúde) quanto a D’Or Consultoria, que fornece serviços para muitos planos de saúde (incluindo concorrentes da SulAmérica) e clientes corporativos”, afirma o BTG.
Além disso, os recursos provenientes da venda reforçarão o balanço da Rede D’Or, proporcionando à empresa maior flexibilidade financeira. Segundo o BTG, isso pode ajudar a RDOR a retomar iniciativas de crescimento inorgânico em seu core business ou acelerar planos de expansão orgânica, como o novo projeto em análise em Ribeirão Preto, divulgado na semana passada como parte da recentemente assinada joint venture Atlântica D’Or com o Bradesco.
“Com base nos recentes resultados melhores, continuamos confiantes nas perspectivas de crescimento do segmento hospitalar e nos ganhos adicionais de margem no negócio de seguros, levando-nos a reiterar nossa recomendação de compra para a ação”, comenta o BTG, que tem preço-alvo de R$ 40.
Rede D’Or: XP considera transação de “pequeno porte”
A XP considera a transação da D’Or Consultoria como neutra devido ao seu pequeno porte.
“O valor da transação representa aproximadamente 1,2% do valor de mercado da Rede D’Or e 3% de sua dívida líquida (considerando os arrendamentos e ajustando as provisões técnicas). Assumimos que o ativo não produz resultados operacionais relevantes e, portanto, a transação pode não ter um impacto sobre o Ebitda da Rede D’Or”, afirma a XP.
Ademais, dizem os analistas, a venda da corretora não altera a capacidade da empresa de continuar expandindo as duas operações: hospitais e seguros.
“Além disso, vemos de forma positiva o desinvestimento de ativos que não sejam relativos às principais operações, pois reduz a complexidade do negócio e melhora o foco da administração nas principais operações”, conclui a XP, que tem recomendação neutra (preço-alvo R$ 28,8).
Empresa vende corretora por R$ 800 milhões
A Rede D’Or vendeu suas ações na D’Or Consultoria, empresa que comercializa planos de saúde, odontológicos, seguros de vida e previdência, para a corretora de seguros MDS. A papelada de venda completa foi assinada na quinta-feira (16). Segundo a empresa, o total negociado é de R$ 800 milhões, cifra da qual será descontado o valor de sua dívida líquida.
A maior parte do valor da D’Or Consultoria, 65%, deve ser desembolsada no fechamento do negócio, e os 35% restantes devem ser pagos em três parcelas futuras variáveis, conforme comunicado da Rede D’Or ao mercado.
A negociação vinha sendo articulada desde meados do ano passado e foi finalizada poucos dias após a Rede D’Or anunciar outra transação significativa: sua parceria com o Bradesco (BBDC4) para formar uma nova empresa de hospitais, com investimento inicial de R$ 1,1 bilhão.
Para arrematar a empresa, a MDS teve que superar alguns concorrentes. A conclusão e o fechamento da transação ainda dependem de certas condições, incluindo a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que ainda não tem data estabelecida.
A D’Or Consultoria foi estabelecida em 2015 e, de acordo com informações, possuía uma carteira com 2,5 milhões de clientes, principalmente de planos médicos. Além disso, atua em seis bases regionais: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco. A companhia diz que o negócio gera R$ 4 bilhões em prêmios.
Bradesco Seguros e Rede D’Or se unem para criar nova empresa de hospitais
A Bradesco Seguros e a Rede D’Or estão se unindo para criar uma nova empresa hospitalar, que já entra no mercado com três hospitais da bandeira São Luiz, em São Paulo e no Rio de Janeiro, previstos para inauguração no segundo semestre. Outros dois hospitais estão em fase de projeto e serão construídos no interior paulista. As informações foram divulgadas pelo jornal Valor Econômico no dia 8 deste mês.
Chamada de Atlântica D’Or, essa nova iniciativa junta duas grandes empresas que atuam nos mercados hospitalar e de seguro saúde. A Rede D’Or, maior rede de hospitais do país, adquiriu a SulAmérica em 2022, concorrente direta da Bradesco Saúde. Nesse cenário, a seguradora do Bradesco intensificou seus investimentos em hospitais a partir de 2023, por meio da Atlântica, fazendo parcerias com Albert Einstein e Mater Dei e adquirindo uma participação no grupo Santa, do Distrito Federal.
Antes rivais nos mesmos mercados, os dois grupos enfrentavam alguns conflitos. O mais recente foi o não credenciamento pelo Bradesco Saúde do hospital da D’Or em Campinas (SP).
Com a criação da nova empresa, esses conflitos tendem a diminuir. Uma parte significativa dos pacientes da Rede D’Or é usuária do seguro saúde da Bradesco, o que significa que ambas as empresas são altamente dependentes uma da outra.