Multiplan (MULT3) capta R$ 300 milhões em oferta de CRIs

A Multiplan (MULT3) captou a cifra de R$ 300 milhões por meio de uma oferta pública de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) da 167ª emissão, em série única.

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Conforme comunicado pela Multiplan, essa oferta esteve lastreada em debêntures simples – cuja data de emissão é 15 de maio de 2024, com prazo de 1.826 dias.

A companhia detalha que serão amortizadas em duas parcelas anuais e consecutivas, devidas ao final do 4º (quarto) e do 5º (quinto) anos contados da data de emissão, e farão jus ao pagamento de juros semestrais correspondentes a 99,50% (noventa e nove inteiros e cinquenta centésimos por cento) do CDI ao ano.

“Os recursos líquidos obtidos pela Companhia com a Emissão serão integralmente utilizados para o pagamento de gastos, custos e despesas ainda não incorridos diretamente atinentes à construção, aquisição de direitos, expansão, desenvolvimento e reforma, de determinados imóveis e/ou empreendimentos imobiliários descritos na Escritura de Emissão”, diz o comunicado da MULT3.

Multiplan tem lucro líquido de R$ 267 milhões no 1T24, alta de 28,9%

A companhia anotou um lucro de R$ 267 milhões no primeiro trimestre deste ano (1T24), marcando um novo recorde da companhia para o período e um aumento de 28,9% em relação ao mesmo intervalo do ano passado. As receitas também apresentaram um crescimento, atingindo R$ 523,6 milhões, o que representa um aumento de 12,6%.

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O balanço do 1T24 da Multiplan diz que a receita proveniente de locações, tanto de espaços comerciais em shoppings quanto de torres comerciais, aumentou 1,1%, alcançando R$ 388,5 milhões. As receitas de estacionamento registraram um crescimento de 6,9%, totalizando R$ 4,4 milhões, enquanto as receitas de serviços expandiram-se em 11,3%, atingindo R$ 39,6 milhões.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) totalizou R$ 390,8 milhões, um aumento anual de 9,3%. No entanto, a margem Ebitda da Multiplan diminuiu de 75,9% para 74,6%.

As vendas dos lojistas alcançaram um total de R$ 5,1 bilhões no período de janeiro a março, marcando o maior valor já registrado para este período e um aumento de 10% em comparação com o primeiro trimestre de 2023. As vendas nas mesmas lojas (SSS) cresceram 8,6%.

A taxa média de ocupação dos espaços comerciais foi de 95,7%, um aumento em relação aos 94,7% registrados no ano anterior, enquanto o custo de ocupação diminuiu de 15% para 14% no mesmo período de comparação. As despesas gerais e administrativas aumentaram 4,5%, atingindo R$ 46,2 milhões.

Por outro lado, a dívida líquida da Multiplan reduziu-se em 2,1% em comparação com o final de 2023, totalizando R$ 2,04 bilhões. Isso resultou em uma redução da alavancagem da companhia, medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda, que passou de 1,38 vez para 1,32 vez no final do quarto trimestre.

Ao final do 1T24, a Multiplan diz que possuía e administrava 20 shoppings centers, abrangendo cerca de 6 mil lojas. Segundo a empresa, os melhores desempenhos de vendas foram no New York City Center (RJ), Barra Shopping Sul (RS) e Shopping Santa Úrsula (SP) cujas vendas superaram o 1T23 em 42,0%, 23,3% e 22,0%, respectivamente.

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Eduardo Vargas

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