Petrobras: Subsidiária Transpetro terá nova presidente e diretor financeiro
A Petrobras (PETR3; PETR4) comunicou, nesta segunda-feira (2), que sua subsidiária Transpetro teve mudanças no comando. A nova presidente da estatal é Cristiane Elia de Marsillac, que substituirá Antonio Rubens Silva Silvino, que estava há cinco anos no cargo.
A estatal petroleira também informou que o conselho de administração da Transpetro aprovou a eleição de Gustavo Santos Raposo para o posto de diretor financeiro da companhia.
Cristiane Elia está há mais de 25 anos trabalhando com o setor de navegação e portos. A executiva foi presidente da Mercosul Line/CMA CGM Group e diretora executiva na Prumo Logística e na Bravante. Elia também já teve altos cargos na mineradora Vale.
Mudanças no estatuto social da petroleira
Na próxima quarta-feira (4), os acionistas da Petrobras votarão um pacote de mudanças no estatuto social da petroleira. Uma das novas regras que deve ser aprovada é a de redução de competência dos conselheiros para a decisão sobre indicados para o segundo escalão da companhia.
Entretanto, a Petrobras informou que a proposta altera a competência para designação e destituição dos titulares da estrutura geral ligados diretamente à diretoria, porém o conselho irá continuar responsável pela designação dos critérios para ocupação dessas posições e pela definição e destituição dos diretores executivos. As informações são do jornal “Valor Econômico”.
Petrobras reduz preço de diesel e gasolina nas refinarias
Na última sexta-feira (28), a Petrobras cortou em 5% o preço do diesel comum e em 4% o preço das gasolina nas refinarias. Os novos valores entraram em vigor no último sábado (29).
Além disso, a Petrobras anunciou que os preços do diesel S500 para térmicas e do diesel marítimo recuaram 5,1. Já o preço do diesel S10 para térmicas foi cortado em 5,2%. A redução foi estabelecida após a concepção de um cenário de desvalorização do preço do petróleo no mercado internacional. Os contratos do petróleo Brent para abril estavam cotados a US$ 50,52 no fechamento da última sexta-feira. Os contratos apresentaram uma desvalorização de 13,64% em uma semana.