Apesar de rejeição no senado, Governo manterá leilão de privatização Amazonas Energia
Moreira Franco, ministro de Minas Energia, disse que o Governo Federal continuará com o leilão de privatização da Amazonas Energia, apesar do Senado rejeitar o projeto que impossibilitaria a venda de distribuidoras de energia elétrica sob controle da Eletrobras.
O leilão acontecerá no dia 25 deste mês.
Mais cedo, Wilson Ferreira Junior, presidente da Eletrobras, havia dito que a estatal iria avaliar a possibilidade de contar com a possibilidade do leilão. A justificativa, segundo o Ferreira Junior, era que outras quatro distribuidores já foram vendidas antes da rejeição do projeto de lei pelo senado.
As distribuidoras foram a Companhia Energética do Piauí, Companhia de Eletrecidade do Acre, Companhias Elétricas de Rondônia e Boa Vista Energia. A estatal alagoana (Ceal) não foi vendida ainda, pois está envolvida em um processo judicial que circula pelo Supremo Tribunal Federal.
“O ambiente para a realização do leilão permanece o mesmo, temos que insistir. Nós temos um compromisso com a Eletrobras”, afirmou o presidente da entidade.
Na semana passada, o presidenciável e deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) informou que a privatização da Eletrobras não está prevista em seu plano de governo. Com isso, as ações da estatal, naquele dia, caíram drasticamente.