XP Inc. apresenta instabilidade em plataforma de investimentos

A plataforma de negociação de ações da XP Inc. apresentou instabilidade ao longo desta quarta-feira (26), segundo reivindicações de clientes da corretora no site “Reclame Aqui”. A inconsistência do aplicativo ocorre em meio a uma queda de mais de 7% do Ibovespa, impulsionada pelos temores envolvendo o coronavírus.

De acordo com os clientes, o home broker da empresa de investimentos ficou fora do ar durante as primeiras horas do pregão desta quarta. Os usuários informaram que a plataforma de negociação da Clear Corretora, subsidiária da XP, também apresentou instabilidade.

Além disso, os investidores informaram que estavam encontrando instabilidade até mesmo no telefone de contato da corretora.

“Bolsa caindo mais de 5% e o site da XP fora do ar. Atendimento telefônico inexistente. Home broker fora do ar. Padrão XP de qualidade!”, diz uma das reclamações realizada por um usuário de São Paulo, às 14h32.

Segundo alguns dos clientes que conseguiram acessar as plataformas, tanto da Clear quanto da XP, as ordens de compra e venda de ações estavam ocorrendo com atrasos.

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“Consigo operar no home broker da Clear apenas com muita antecedência, assim correndo o risco de momentos de ação rápida o sistema não funcionar, como hoje. Tento atualizar a página por diversas vezes e não carrega. Não consigo nem emitir uma ordem de compra ou venda”, ressaltou outro usuário do “Reclame Aqui”, às 16h42.

Posicionamento da XP

A XP informou, por meio de uma nota, que a lentidão apresentada na plataforma foi motivada pelo aumento do número de acessos. Além disso, a empresa salientou que o home broker não chegou a ficar fora do ar em nenhum momento e que o sistema já foi normalizado.

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“Esclarecemos que a plataforma apresentou lentidão para alguns clientes no início da tarde desta quarta-feira (26). O problema ocorreu por conta do grande volume de acessos, que teve uma demanda 5 vezes maior em relação à média diária”, diz a nota divulgada pela corretora.

Antes disso, durante a tarde, a assistente virtual da Clear confirmou que a plataforma da corretora estava operando com atraso nos pedidos. A empresa, controlada pela XP, destacou ainda que o setor financeiro estava atuando para normalizar o sistema.

Giovanna Oliveira

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