Carrefour: gasto para converter lojas do Makro será inferior a R$ 300 mi

O Carrefour Brasil (CRFB3) informou nesta sexta-feira (21) que os gastos para converter 30 unidades do Makro para o modelo Atacadão não deverão ultrapassar R$ 300 milhões.

A aquisição de 30 lojas do Makro foi anunciada pelo Carrefour no último domingo (16). A rede de supermercados desembolsou R$ 1,95 bilhão para a compra, que deverá impulsionar a estratégia de expansão do Atacadão.

A negociação ainda deverá ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). De acordo com o CEO da subsidiária de atacarejo, Roberto Müssnich, a reabertura das lojas adquiridas acontecerá entre três a seis meses após o início das conversões, já com a bandeira Atacadão.

“O Makro reformou algumas de suas lojas para torná-las mais eficientes, então o capex provavelmente será menor do que quando abrimos uma nova loja Atacadão”, afirmou Müssnich.

O executivo salientou ainda que o Carrefour pode converter algumas de suas lojas para o modelo de atacarejo, com base no desempenho dos hipermercados. Entre 2009 e 2019, a companhia transformou 15 de suas unidades em estabelecimentos do Atacadão.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/06/Banner-Suno-FIIs-1000x325-1.png

“Nossos concorrentes deixaram de apostar nesse formato, mas o hipermercado é peça fundamental dentro do nosso ecossistema para alavancar o Banco Carrefour” afirmou o diretor-executivo da rede de varejo da companhia, Luis Moreno.

Interesse em adquirir unidades do GPA

O CEO do Atacadão e o diretor vice-presidente de finanças e de relações com investidores, Sébastien Durchon, afirmaram que o Carrefour possui interesse em adquirir hipermercados do Grupo Pão de Açúcar (GPA) (PCAR4).

Os executivos salientaram, no entanto, que o GPA ainda não realizou nenhuma oferta.

Resultados do Carrefour no 4T19

O Carrefour Brasil registrou alta de 7,6% em seu lucro líquido no quarto trimestre de 2019 ante o mesmo período de 2018, somando R$ 735 milhões. A performance foi puxada principalmente pelo aumento de vendas e controle de despesas nas operações de atacarejo e de supermercados do grupo, de acordo com o comunicado da companhia.

Saiba mais: Carrefour Brasil registra lucro de R$ 735 milhões no 4T19; alta de 7,6%

A rede de supermercados apresentou um avanço de 16,5% no lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado, para R$ 1,465 bilhão. A margem Ebitda também aumentou, de 8,8% para 9,1%.

O Atacadão, marca que mais gera receitas do Carrefour Brasil, registrou crescimento de 10,7% nas vendas líquidas no quarto trimestre. Por outro lado, as vendas da divisão de supermercados, chamada de Carrefour Varejo, apresentaram alta de 12,8%.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno