Huawei dobra lucro apesar de restrições dos EUA
A gigante de tecnologia da China Huawei Technologies informou nesta sexta-feira, 29, que seu lucro líquido mais que dobrou no ano passado, registrando uma recuperação impressionante anos depois que os controles de exportação dos EUA cortaram o acesso da empresa a tecnologias avançadas.
O lucro da Huawei no ano passado foi de 86,95 bilhões de yuans, equivalente a cerca de US$ 12 bilhões, um aumento acentuado em relação aos 35,56 bilhões de yuans em 2022, de acordo com o relatório anual da empresa divulgado nesta sexta-feira.
A receita aumentou 9,6%, para 704,17 bilhões de yuans em 2023, disse a empresa, em grande parte em linha com seu guidance de dezembro.
O crescimento do lucro foi impulsionado pelo aumento das vendas nas suas unidades de negócios de consumo e de computação em nuvem.
Novos lançamentos e restrições da era Trump afetam Huawei
Em setembro, a Huawei surpreendeu o Ocidente ao lançar um novo smartphone, o Mate 60 Pro, com capacidades semelhantes às do 5G, rodando com chips próprios.
Cinco anos depois de os EUA terem imposto restrições às vendas de tecnologia avançada à empresa de tecnologia sediada em Shenzhen, a Huawei demonstra resiliência.
A empresa diversificou-se para novas linhas de negócios e reformulou seus produtos para lidar com os controles de exportação da era Trump que a isolavam dos chips mais poderosos.
Hoje, a Huawei expandiu suas ofertas para computação em nuvem, software empresarial e sistemas automotivos.
Com Estadão Conteúdo