Agora vai? Magazine Luiza (MGLU3) reverte prejuízo e lucra R$ 101,5 milhões no 4T23: “Trimestre da virada”

Destaque ficou com o crescimento da fatia do marketplace no volume total de vendas

De carona com a Black Friday mais rentável da sua história, o Magazine Luiza (MGLU3) divulgou o seu resultado do quarto trimestre de 2023 nesta segunda-feira (18) com um lucro líquido ajustado de R$ 101,5 milhões entre outubro e dezembro. 

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O lucro líquido ajustado do Magazine Luiza reverte o prejuízo de R$ 15,2 mi do mesmo período do ano passado. O resultado do Magalu no 4T23 foi apoiado pelo crescimento da rentabilidade das vendas, mesmo com a estabilidade do volume negociado (R$ 18 bilhões). 

A administração considerou os últimos três meses de 2023 como “o trimestre da virada para o Magalu“, destacando as melhoras operacionais que a companhia reportou em todos os seus canais de venda (lojas físicas, e-commerce e marketplace).

O Ebitda do Magazine Luiza no 4T23 (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações, na sigla em inglês) teve alta de 12,3% frente ao mesmo período do ano anterior, a R$ 756,5 milhões. A margem Ebitda avançou 1,2 ponto percentual — o melhor resultado em três anos, a 7,2%. 

No trimestre, a geração de caixa operacional foi de R$ 1,5 bi, levando o balanço do Magalu a encerrar o ano com um caixa líquido de R$ 1,7 bi. 

Sem os ajustes não recorrentes, o lucro líquido da Magazine Luiza foi de R$ 212,2 milhões, reversão de prejuízo líquido de R$ 35,9 milhões um ano antes. A empresa explica que entre receitas e despesas não recorrentes estão provisões para o diferencial de alíquota (Difal) do ICMS de 2022 e a contabilização de venda de participação na Luizaseg, entre outros.

A margem bruta ficou em 30,3%, crescimento de 2,5 p.p. em relação ao terceiro trimestre de 2022 e praticamente estável em relação ao período imediatamente anterior. Segundo a empresa, isso se deve à conclusão de repasse do difal, além de campanhas comerciais incluindo a da Black Friday mais rentável da história da Magalu. A margem de produtos aumentou 1,1 p.p. no período, enquanto a receita de serviços contribuiu com 1,4 p.p. para a margem bruta total.

No consolidado do ano, as vendas totais do Magazine Luiza (incluindo o marketplace) cresceram 4,8% — a R$ 63,056 bilhões —, mas outras linhas di balanço mostraram performance inferior ao visto em 2022. 

A receita líquida recuou 1,4%, a R$ 36,768 bi. O Ebitda caiu 55% (R$ 870 milhões) em 2023 e o prejuízo líquido aumentou de R$ 372 milhões para R$ 550 milhões. 

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Magazine Luiza: e-commerce em destaque

No release divulgado com o balanço do Magazine Luiza, a administração da companhia chamou a atenção para o crescimento de seu marketplace — são mais de 360 mil vendedores parceiros que ajudaram a varejista a vender R$ 5,1 bi em sua plataforma, ultrapassando a marca registrada pelas suas lojas físicas (R$ 5 bi no último trimestre de 2023, aumento de 4% em comparação anual.).

As vendas no marketplace registraram crescimento de 10% comparado ao mesmo período de 2022. No ano de 2023, com vendas de R$ 18 bilhões (alta de 17% ante 2022), o canal se consolidou como o segundo maior da empresa à frente das lojas físicas.

No agregado, as vendas online do Magazine Luiza e se mantiveram praticamente estáveis no trimestre — em R$ 13 bilhões. No ano, o volume cresceu 5% — a R$ 46 bi. 

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Jasmine Olga

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