Volta dos dividendos da Embraer (EMBR3)? Entenda

Desde meados de 2018 a Embraer (EMBR3) não distribui proventos aos seus acionistas. Essa realidade, contudo, pode mudar em breve.

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A expectativa é de que os dividendos da Embraer possam voltar ainda no ano de 2025, segundo o vice-presidente financeiro da companhia, Antonio Garcia.

Em declaração nesta segunda (18), o executivo aventou a possibilidade.

Além disso, a companhia espera uma margem ainda maior com a alta de entregas prevista para o ano de 2024.

O presidente-executivo da companhia, Francisco Gomes Neto, disse contudo que a Embraer ainda enfrenta alguns gargalos em cadeia de fornecedores de importantes componentes que têm limitado a produção.

O executivo também destacou que a companhia negocia com potenciais clientes de jatos E2 nos EUA.

Histórico de dividendos de EMBR3

Conforme dados atualizados do Status Invest, a Embraer começou a distribuir seus lucros em meados de 2009, e pagou proventos aos seus acionistas até meados de 2018.

Histórico de pagamento de proventos da Embraer (EMBR3) - Foto: Reprodução/Status Invest
Histórico de pagamento de proventos da Embraer (EMBR3) – Foto: Reprodução/Status Invest

Em termos nominais, a maior distribuição foi em 2009, com R$ 228 milhões pagos em dividendos e JCP aos acionistas de EMBR3.

Em anos seguintes a companhia pagou entre R$ 100 milhões e pouco mais de R$ 200 milhões anuais. O valor foi reduzido para cerca de R$ 44 milhões em 2018 e foi cortado a partir do ano de 2019.

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Último resultado da Embraer

No seu resultado referente ao quarto trimestre de 2023 (4T23), a companhia mostrou um lucro de R$ 350 milhões, representando alta de 55% em relação a igual etapa do ano anterior.

No acumulado de 2023, a fabricante de aeronaves anotou um lucro líquido de R$ 333 milhões.

Em termos operacionais, a companhia Embraer entregou 75 jatos no 4T23, sendo 25 aeronaves comerciais, 49 jatos executivos (30 leves e 19 médios) e 1 C-390 militar.

No acumulado do ano inteiro, foram entregues 181 jatos, dos quais 64 foram aeronaves comerciais, 115 jatos executivos (74 leves e 41 médios) e 2 C-390 militares.

Esse volume mostra uma alta de 13% na comparação com os 160 jatos entregues pela Embraer no ano de 2022.

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Eduardo Vargas

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