GPA recebe aprovação da B3 para operar no Novo Mercado

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) (PCAR4) informou, na noite da última sexta-feira (14) que recebeu a aprovação da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) para operar no Novo Mercado.

“A migração para o Novo Mercado reforça o compromisso do GPA com elevados padrões de governança corporativa, além de poder permitir ao GPA ampliar sua base de potenciais investidores”, informou a varejista em fato relevante.

O Novo Mercado é um segmento da B3 que reúne as ações das empresas abertas com os melhores níveis de governança corporativa do mercado. É uma listagem onde são negociadas as empresas que adotam, de forma voluntária, políticas de governança e disclosure muito acima do que a legislação exige.

O Novo Mercado representa um segmento onde estão listadas as ações que oferecem mais transparência e direitos para seus investidores. Por isso, além de outros benefícios, essas medidas beneficiam a imagem da empresa junto ao mercado.

GPA registra alta nas vendas em 2019

A admissão no Novo Mercado chega após um trimestre positivo para o GPA. O grupo registrou um crescimento de 24% nas vendas brutas do quarto trimestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano anterior. As vendas somaram R$ 18,9 bilhões entre outubro e dezembro.

Saiba mais: GPA apresenta aumento de 24% nas vendas brutas do 4T19

No Brasil, as vendas brutas do GPA somaram R$ 16,5 bilhões. O montante indica alta de 8,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

A rede de atacarejo Assaí protagonizou o crescimento das vendas com alta de 19,7% ante o mesmo período de 2018, chegando a R$ 8,7 bilhões de receita bruta. Em contrapartida, as vendas do multivarejo, que inclui as marcas Extra, Compre Bem e Pão de Açúcar, caíram 2%, para R$ 7,7 bilhões.

Além disso, o avanço das vendas inclui as operações do Grupo Éxito, na Colômbia. As vendas nesta unidade somaram R$ 2,38 bilhões em dezembro. O grupo considerou somente o último mês do trimestre pois, em novembro, o Pão de Açúcar adquiriu 96,75% das ações da varejista colombiana.

As vendas do comércio eletrônico aumentaram mais de 40% com a ampliação das modalidades de entrega “Express” e “Clique e Retire”. O crescimento faz com que as vendas online correspondam a cerca de 6% da receita da bandeira Pão de Açúcar.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/10/1420x240-1.png

Reorganização na América Latina

Nas últimas semanas o GPA também levou adiante mudanças administrativas para acelerar os processos e ganhos de sinergia na América Latina. O atual CEO do grupo, Peter Paul Estermann, continuará no cargo, no entanto, será responsável também pelas operações do grupo em toda a América Latina.

Saiba mais: GPA fará mudanças administrativas para ganhos de sinergia na América Latina

Por sua vez, Jorge Faiçal, atual responsável pelas áreas comercial e digital do Multivarejo, se tornará responsável por todo o segmento. Faiçal deverá fortalecer a performance operacional, acelerar a transformação digital e promover a revisão e ajuste do portfólio com foco na lucratividade.

Segundo Jean Charles Naouri, CEO do Grupo Casino, que detém o GPA, a nova organização trará melhores resultados econômicos. “Essa organização
permitirá uma aceleração dos ganhos de sinergia do grupo, aumentando a expectativa de ganhos econômicos com a integração das operações do Exito”, afirmou Naouri.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno