Varejo: vendas crescem 0,5% em fevereiro, aponta índice da Cielo (CIEL3)

As vendas no varejo cresceram 0,5% em fevereiro de 2024, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2023, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o crescimento em fevereiro foi de 4,7%.

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Segundo a Cielo, efeitos de calendário beneficiaram o comércio do mês em relação ao ano passado. “Por se tratar de um ano bissexto, o mês de fevereiro de 2024 teve um dia adicional de atividade comercial”, afirma a empresa.

O destaque foi o macrossetor de ‘bens não duráveis’, com crescimento de 2,5%. Os segmentos de ‘supermercados e hipermercados‘ e ‘varejo alimentício especializado‘ alavancaram o resultado do macrossetor.

Já os faturamentos dos outros dois macrossetores — ‘bens duráveis e semiduráveis‘ e ‘serviços‘ — apresentaram queda. O macrossetor de ‘bens duráveis‘ caiu 2,1%, com o segmento de ‘vestuário e artigos esportivos‘ puxando o desempenho para baixo. O macrossetor de ‘serviços‘ teve retração de 1,9%. Nesse caso, o setor de ‘estética e cabeleireiros‘ registrou a queda mais acentuada.

“Os cenários dos meses de fevereiro de 2023 e 2024 são similares. Ambos foram integralmente afetados pelo feriadão de carnaval — diferente de 2022, por exemplo, quando parte do feriado caiu no início de março. No entanto, o dia adicional de portas abertas para o comércio fez diferença para alavancar o desempenho positivo de fevereiro deste ano”, diz Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

“O resultado expressivo das vendas no setor de ‘varejo alimentício especializado’ é um indicativo de que os consumidores anteciparam as compras de ovos de Páscoa e produtos afins. Os ‘supermercados e hipermercados, locais onde a exposição e vendas de chocolates são comuns, também se aproveitaram desse movimento”, acrescenta.

Em termos nominais, ou seja, que refletem a receita observada pelo varejista, o ecommerce cresceu 6,4% em fevereiro. Já as vendas presenciais subiram 4,2% em relação ao mesmo mês de 2023.

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ICVA por região

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada
região em relação a fevereiro de 2023 foram: Sul (-1,4%), Sudeste (-2,6%), Norte (-3,0%),
Nordeste (-3,1%) e Centro-Oeste (-4,1%).

Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de
calendário, os destaques foram as regiões Sudeste (+2,2%), Sul (+1,8%), Norte (+1,1%),
Nordeste (+0,2%) e Centro Oeste (+0,1%), segundo dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado.

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Giovanni Porfírio Jacomino

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