Itaú (ITUB4) tem potencial de ‘somar mais bilhões’ de lucro, diz Safra
Em nova análise sobre o Itaú Unibanco (ITUB4), especialistas do Safra aumentaram seu preço-alvo para os papéis para R$ 41 – implicando em uma valorização de cerca de 21% ante os patamares de preço atuais.
Segundo a casa, nos últimos anos, o Itaú superou seus pares não apenas no crescimento dos resultados do Itaú, mas também na capacidade de oferecer qualidade e consistência superiores.
Os especialistas chamam atenção para o fato de que o banco conseguiu sustentar um ROE acima de 20%, descolando de concorrentes como Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11).
“No futuro, vemos poder de geração de lucros suficiente para o banco continuar a expandir a sua rentabilidade e aumentar o retorno para os acionistas. Acreditamos que existe uma boa assimetria nas previsões para os próximos anos, uma vez que observamos que o custo do risco (CoR) atingiu o pico em 2023, com margem significativa para uma queda em 2024-25, o que poderá ser altamente acrescentado aos resultados financeiros”, diz a casa.
O cálculo do Safra é de que a cada redução de 20 pontos base no custo do crédito deverá acrescentar cerca de R$ 1 bilhão ao lucro do Itaú.
“A eficiência de custos também é fundamental para a expansão do ROE. Vemos espaço para aumento adicional na eficiência de custos no Itaú Unibanco à medida que a transformação digital continua, com eficiências também decorrentes do uso de dados e IA, juntamente com a otimização da rede de distribuição”, seguem os especialistas.
” Assim, estamos confiantes de que podemos continuar a assumir ganhos de eficiência no nosso modelo, de cerca de -100bps em cada ano a partir dos atuais níveis de 40%, o que deverá traduzir-se num crescimento do rendimento final de 14 na base anual em 2024, representando um ROE de 22%”, completam.
Desempenho das ações do Itaú
Cotação itub4