É possível ter restituição de Imposto de Renda mesmo isento?
Restituição de IR
Imposto de Renda
Será que é possível receber restituição mesmo sendo isento de Imposto de Renda? Esse pode ser o caso de quem tem tributações retidas na fonte.
Ricardo Jesus, sócio da consultoria ABordin, destaca que, mesmo isento, pode acontecer de o trabalhador ter um valor adicional relativo a férias que faça com que os ganhos anuais ultrapassem o teto de isenção.
Nesse caso em específico, o trabalhador não é obrigado a fazer a entrega da declaração, porém, entregar pode ser interessante para que ele tenha direito à restituição.
Outro contexto vantajoso é quando se recebe o 13º salário e esse fator se torna decisivo para ultrapassar o teto de isenção.
Dessa forma, o trabalhador pode receber de volta as quantias para não precisar pagar o Imposto de Renda.
Uma outra vantagem de declarar o Imposto de Renda mesmo sendo isento é que a declaração pode ser usada para comprovar renda em empréstimos e financiamentos, por exemplo.
A Receita ainda não anunciou o calendário de pagamento da restituição do Imposto de Renda 2024, mas a entrega da declaração começa em 15 de março e vai até 31 de maio.
Os grupos que têm prioridade no recebimento da restituição do IR são idosos com mais de 80 anos e depois os idosos com mais de 60 anos.
Após isso, vão receber a restituição do Imposto de Renda contribuintes com deficiência ou com moléstia grave. Por fim, é prioridade quem tem a maior parte de sua renda vinda do magistério.