Suno Notícias

Saque-aniversário do FGTS vai acabar? Veja o que diz o governo

FIM do saque-aniversário

FGTS

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse ontem (27) que o governo enviará um novo projeto de lei ao congresso, visando encerrar o saque-aniversário do FGTS.

“Nós estamos amarrando os últimos detalhes, participando juntos, Ministérios do Trabalho, Fazenda, Casa Civil, para poder encaminhar um projeto de lei ao Congresso”, diz Marinho.

A fala do ministro foi em uma entrevista coletiva na sede do ministério. Ele ainda afirma que não está descartada a chance de que o projeto seja convertido em Medida Provisória.

Até então, o saque-aniversário do FGTS pode ser feito todo ano pelo trabalhador, tirando do fundo apenas uma parte do montante acumulado.

Esse saque do FGTS pode ser realizado no mês de aniversário do trabalhador, embora ele tenha a opção de escolher fazê-lo ou não.

Se ele aderir e for demitido, poderá sacar apenas o valor da multa rescisória e não o montante total que está no fundo de garantia.

Já na modalidade mais convencional do FGTS, referente ao saque-rescisão, o trabalhador pode sacar o montante integral e a multa rescisória em demissão sem justa causa.