Suno Notícias

O compositor Toninho Geraes acusa a cantora britânica Adele de plágio; entenda

Plágio

Adele

O compositor Toninho Geraes, conhecido por "Mulheres", sucesso na voz de Martinho da Vila, acusou a cantora britânica Adele de plágio. A ação movida por Toninho Geraes contra Adele começou a tramitar na Justiça nesta semana.

Em questão está a música "Million Years Ago", lançada por Adele em 2015, que é alvo de acusação de plágio da música "Mulheres", composta por Toninho e interpretada por Martinho da Vila, além de ter ganho uma versão na voz da cantora Simone.

"A única coisa que eu tenho na minha vida que eu posso falar que é meu, é minha música. Eu só vendo se eu quiser. Meu patrimônio, o que eu conquistei, eu posso vir a perder, mas o meu repertório, minhas músicas, isso é o meu legado", disse Toninho, em entrevista à BBC em 2021.

Além de "Mulheres", Toninho Geraes é autor de outros sucessos como "Me Leva", gravada por Agepê, e "Verdade", de Zeca Pagodinho.

Segundo o Correio Braziliense, ele afirma não saber como Adele teve acesso à sua música, mas estranha o fato de Greg Kurstin, produtor e compositor de "Million Years Ago", ser um grande conhecedor da música brasileira, chegando a aprender a tocar berimbau.

A ação pede o reconhecimento do suposto plágio, a inclusão do compositor como coautor da canção e o recebimento de royalties futuros. Ele também pede que os réus sejam condenados ao pagamento de R$ 200 mil por danos morais, informa o UOL.