Uber reporta prejuízo líquido de US$ 8,5 bilhões em 2019

A Uber apresentou um prejuízo líquido de US$ 8,51 bilhões em 2019. No entanto, na última quinta-feira (6), as ações da companhia operaram em alta devido a sua nova projeção para os próximos trimestres.

O CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, afirmou, por meio de um comunicado, que a empresa alterou uma previsão de crescimento do Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), que seria para 2021, para o quarto trimestre deste ano, o que animou o mercado.

O Ebitda ajustado apresentou uma margem de 24,3%, com um ganho de US$ 742 milhões. O resultado representa uma alta de 281% em relação a um ano antes.

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Embora ainda tenha que lidar com diversos problemas relacionados às legislações em todo o mundo, como quando teve que sair de Londres e da Colômbia, as viagens continuam sendo a maior fonte de lucros da Uber.

A receita aumentou 37% em comparação com 2018, enquanto as reservas brutas cresceram 28%, atingindo US$ 18,1 bilhões, sendo que a plataforma de viagens representou US$ 13,51 bilhões e o Uber Eats, US$ 4,37 bilhões.

Uber consolida o segmento de viagens

Segundo a empresa, o crescimento do segmento de viagens se deu por conta do maior embarque e desembarque em aeroportos em todo o mundo, junto a expansão do Uber for Business e as ofertas premium, como o Uber Comfort e Uber Black.

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Essas categorias, que costumam cobrar mais caro dos passageiros devido a experiência de alto nível, cresceram 54% na comparação anualizada.

A ampliação do segmento de entregas, o desinvestimento em ativos e o crescimento ao redor do mundo com a aquisição de companhias locais podem ser indicativos de que a empresa poderá começar a ser rentável, de acordo com a especialistas.

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De acordo com analistas do Morgan Stanley, existe a expectativa de um crescimento em 65% do Ebitda da empresa neste ano, devido a venda da Uber Eats Índia. Além disso, a companhia comprou 75% da Careem, empresa de mobilidade, entrega e pagamentos com forte presença no Oriente Médio, por US$ 3,1 bilhões.

A Uber informou que realizou 1,9 milhão de viagens, considerando passeios e entregas de refeições, no intervalo de outubro a dezembro.

Jader Lazarini

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