Petrobras (PETR4): explosão em tanque de refinaria deixa quatro feridos
Uma explosão no tanque na refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco, na tarde desta quinta-feira, 25, deixou quatro trabalhadores feridos. O acidente na refinaria da Petrobras (PETR4) aconteceu por volta de 15h30, segundo o portal G1.
A Petrobras confirmou o acidente durante manutenção de tanque de petróleo na refinaria de Abreu e Lima, em Ipojuca (PE).
A estatal nega que tenha havido explosão na refinaria da Petrobras e, em nota, menciona “fagulhamento seguido de chama rapidamente controlada”. As unidades de produção da refinaria, informou, operam normalmente, “sem outros impactos”.
Quatro trabalhadores ficaram feridos. Segundo a estatal, a equipe já foi atendida na unidade e encaminhada para avaliação médica externa.. Uma equipe externa da Rnest foi acionada para atuar no controle da ocorrência.
Fontes disseram ao Broadcast que o tanque em questão foi liberado para manutenção, mas, no momento da abertura pelos funcionários, houve um “escape” de calor com chamas.
Em contato com funcionários que não quiseram se identificar, o portal G1 relatou que o acidente ocorreu num tanque conhecido como “Maracanã”.
Dos quatro feridos na explosão do tanque da Petrobras, um foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Hapvida do Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. Os outros três foram transportados por ambulâncias da própria refinaria.
Ao G1, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Petróleo e Gás Natural (Sindipetro-PE/PB) afirmou que os trabalhadores foram levados para o Hospital Dom Helder Câmara, também em Cabo de Santo Agostinho, e para o Hospital Restauração, no centro de Recife. Os funcionários tiveram queimaduras, além de escoriações.
“As equipes internas da refinaria foram acionadas e atuaram para controle da ocorrência. As causas serão investigadas”, informou a Petrobras.
Procurada, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) afirmou que vai integrar a comissão de investigação do acidente junto com o Sindipetro Pernambuco-Paraíba e técnicos da estatal.
Petrobras: retomada das obras da Rnest
A explosão da Rnest acontece exatamente uma semana depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitar a refinaria e anunciar a retomada das obras, que tem previsão de investimento de R$ 8 bilhões.
As obras, que estavam paralisadas desde o escândalo da operação Lava Jato, em 2015, fazem parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A expectativa da Petrobras é de que a capacidade da Rnest passe de 100 mil barris de petróleo por dia para 260 mil.
A retomada das obras de ampliação da Rnest, que envolvem o melhoramento do Trem 1 e construção do Trem 2, foi oficialmente anunciada pela Petrobras em cerimônia na presença do presidente da empresa, Jean Paul Prates, e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
A conclusão das obras na refinaria da Petrobras, em 2028, vai elevar a capacidade de processamento da refinaria de 100 mil barris de petróleo por dia para 260 mil barris por dia.
Com Estadão Conteúdo