Dólar abre em alta com coronavírus, Fed e Brexit no radar
O dólar abre em alta com a reunião de emergência da OMS, a taxa básica de juros norte-americana inalterada e a aprovação do Brexit no radar.
Por volta das 9h20, nesta quinta-feira (30), o dólar variava positivamente a 0,6% sendo negociado a R$ 4,24. O mercado está acompanhando o desdobramento da epidemia que já chegou em 15 países diferentes. A OMS se reunirá hoje para avaliar se o coronavírus é uma emergência internacional.
Além disso, os assuntos que movimentam o mercado: o banco central dos Estados Unidos decidiu manter a taxa básica de juros no mesmo patamar e o Parlamento Europeu aprovou a saída do Reino Unido da União Europeia.
Coronavírus
A Organização Mundial da Saúde (OMS) vai realizar nesta quinta-feira (30) a segunda reunião para avaliar se o coronavírus é uma emergência internacional de saúde.
Na primeira reunião, semana passada, a OMS havia concluído que era muito cedo para declarar emergência nacional. Até aquele momento, apenas chineses estavam contaminados.
Veja Também: Coronavírus: Brasil registra 9 casos suspeitos em 6 estados
Já na última segunda-feira (27), a organização classificou o coronavírus como “elevado risco internacional” e afirmou que a classificação anterior de “moderado” foi um “erro de formulação”.
Até o momento, 170 já morreram no país pelo coronavírus, que já infectou 7.736 pessoas em todo o mundo, em pelo menos outros 15 países. Nenhum paciente contaminado fora da China morreu.
Fed
O Federal Reserve (Fed) decidiu manter inalteradas a taxa básica de juros dos Estados Unidos no intervalo de 1,5% e 1,75%. O Banco Central norte-americano realizou uma reunião do comitê de política monetária (Fomc, na sigla em inglês) na última quarta-feira (29).
Essa é a primeira reunião do comitê do Federal Reserve em 2020. Pela segunda vez a instituição monetária central dos EUA decidiu manter inalteradas as taxas de juros.
Brexit
O Parlamento Europeu aprovou, na quarta (29), o Brexit, acordo que prevê a saída do Reino Unido da União Europeia (UE). A decisão foi aprovada com 621 votos favoráveis, 49 contrários e 13 abstenções.
Saiba Mais: Brexit: Parlamento Europeu aprova saída do Reino Unido da UE
A aprovação do Brexit pelo parlamento facilita a saída do Reino Unido da União Europeia, que deverá ocorrer na próxima sexta-feira (31).
No entanto, o Conselho Europeu, que representa os 27 países membros restantes do bloco, ainda deve retificar formalmente o acordo para concretizar a saída do Reino Unido. A expectativa é que a ratificação do acordo pela organização ocorra na próxima quinta-feira (30), em Bruxelas.
Última cotação do dólar
Na última sessão, quarta-feira, o dólar encerrou em alta de 0,586%, cotado em R$ 4,219.