PIB do Brasil tem previsões mais otimistas para 2023 e 2024, mas piora em 2025, segundo Banco Mundial
As expectativas para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil de acordo com o Banco Mundial passou por algumas alterações. Enquanto a previsão de crescimento da economia brasileira para os anos de 2023 e 2024 foi elevada, 2025 encarou uma redução.
Segundo a instituição, a justificativa para o aumento foi o desempenho melhor do que o esperado na atividade ao longo de boa parte do ano passado.
No mais recente relatório com as perspectivas econômicas globais, o Banco Mundial estimou que o PIB do Brasil em 2023 cresceu 3,1% (+1,9%). A previsão anterior, divulgada em junho do ano passado, apontava para uma expansão bem menor, de 1,2%.
“A revisão para cima no crescimento de 2023 foi motivada pelos desempenhos mais fortes que o esperado na produção agrícola, no consumo privado e nas exportações nos três primeiros trimestres do ano”, afirmou o Banco Mundial no relatório.
Estimativas para o PIB de 2024 e 2025
Agora, para este ano, a previsão é que o PIB brasileiro alcance um crescimento de 1,5% – ou 0,1 ponto porcentual a mais que na estimativa anterior -, refletindo a desaceleração da atividade no segundo semestre de 2023 e a produção agrícola mais moderada neste ano.
“No entanto, a redução gradual tanto no índice cheio quanto no núcleo da inflação deve permitir mais cortes de juros, dando apoio às perspectivas de investimento e consumo de médio prazo”, disse o Banco Mundial.
Segundo a instituição monetária internacional, isso justifica a previsão de aceleração no crescimento do PIB em 2025 a 2,2%, ainda que a capacidade do governo para oferecer apoio fiscal à economia seja limitada pelos esforços de ajuste nas contas públicas.
Apesar de um valor otimista, anteriormente o Banco Mundial havia uma expectativa ainda maior para o PIB do próximo ano, com uma expansão de 2,4% que foi reajustada neste último relatório.
Com informações de Estadão Conteúdo.