BOLSA FAMÍLIA DE JANEIRO 

Suno Notícias

09 de janeiro, 2023

Bolsa Família bloqueado? Veja como evitar irregularidade no CPF

Em janeiro, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) detectou 100 mil CPFs de beneficiários do Bolsa Família com irregularidades que levam ao bloqueio no pagamento.

Esta situação pode ser causada por pendências no documento ou no CadÚnico e os beneficiários têm até seis meses para regularizar a situação, antes que tenha o Bolsa Família cancelado.

Para verificar a situação do seu CPF, o usuário deve acessar o site da Receita Federal e acessar “Consultar CPF”. Caso haja alguma inconsistência, procurar “Regularizar CPF”.

Para garantir que esteja tudo em ordem, o CPF não poderá: – Estar suspenso por desatualização de dados na Receita Federal ou por falta de justificação de voto em eleições; – Cancelado por bloqueio judicial em nome do titular; – Cancelado para nomes com mais de um CPF; – Pendente por não entrega a declaração do Imposto de Renda (quando for obrigatória); – Ter divergência de titularidade.

O Ministério informou que o pagamento do Bolsa Família não será afetado pela existência de dívidas no cadastro e irá comunicar as famílias sobre a situação, por meio de mensagens no aplicativo do Bolsa Família e do Caixa Tem.

Caso tenha dúvidas, o usuário poderá os diversos canais de atendimento oficiais: – Disque Social 121; – Chat ou formulário eletrônico; – Informações permanentes no site do MDS.