Felipe Rodrigues

E-commerces: acertem esses 5 pontos para vender melhor no Natal 

Quais serão as ações adotadas antes da data comemorativa, última grande oportunidade de alavancar as vendas nessa reta final de 2023?

Passado o mês de Novembro – a Black Friday e a Cyber Monday – as indústrias e os varejistas brasileiros se preparam para a maior, mais importante e tradicional data do comércio, que é o Natal. Particularmente neste ano, a expectativa em relação à data comemorativa se torna ainda maior. Isso porque as vendas na Black Friday 2023 não foram tão prósperas quanto se esperava.

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Segundo dados da Confi.Neotrust, em parceria com a ClearSale, entre quinta e sexta-feira houve queda de 14,4% nas vendas, na comparação com os mesmos dias de Black Friday em 2022. Já de acordo com o levantamento da NielsenIQEbit, o setor faturou 13% a menos na sexta-feira, até o início da noite, frente ao registrado em 2022. De acordo com os dois estudos, os resultados refletem, especialmente, o aumento do ticket médio e o fraco desempenho do segmento de celulares, eletrodomésticos e informática, categorias altamente dependentes de crédito, que ficou mais caro no Brasil pelo aumento dos juros após 2021.

Diante desse cenário, e-commerces e lojas físicas em todo o país precisam começar a se preparar para as vendas de Natal e a planejar quais serão as ações adotadas nas semanas que antecedem a data comemorativa, considerada a última grande oportunidade de alavancar as vendas nessa reta final de 2023.

As possibilidades são inúmeras. Dependendo do segmento, há a possibilidade de formar combos especiais, que podem ser excelentes dicas de presentes para os consumidores. Também é possível realizar ações de descontos progressivos na compra de duas, três ou mais peças. Promover ações conjugadas com lojas parceiras, etc. As possibilidades são infinitas, mas é preciso estruturar a ideia escolhida de maneira detalhada para que a experiência do cliente seja garantida.

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Para alavancar as vendas nesse Natal, tendo a certeza de prestação de um bom atendimento e, se possível, com encantamento e fidelização do cliente, preste atenção a cada detalhe do seu planejamento e evite alguns dos erros mais comuns cometidos pelos lojistas online que investem na realização de campanhas e ações promocionais para o Natal, tais como:

  1. Não ter uma estratégia de vendas;
  2. Não comunicar sobre a campanha ou sobre as ações relativas à ocasiãopara o público;
  3. Não ter estoque suficiente para atender a demanda gerada;
  4. Falta de preparo tecnológico e de suporte para a ocasião;
  5. Problemas de logística que impeçam a realização da entrega dos produtos dentro do prazo estimado.

Apesar de todos esses pontos parecerem básicos e de, aparentemente, serem aspectos facilmente solucionáveis, todos esses erros são bastante comuns e podem ser identificados com relativa facilidade em uma série de e-commerces. Por isso, é extremamente importante, especialmente em épocas como essas, montar um checklist completo e conferir, efetivamente, item por item.

Em paralelo, invista na preparação dos seus clientes para as ações que serão realizadas. Isso significa que é importante anunciar as campanhas e ações de Natal realizadas pela loja por meio do e-mail marketing, por exemplo, com antecedência. Recomendo, para isso, abusar da criatividade. Ofereça pequenas “pílulas” do que será possível adquirir com descontos. Faça comunicações inteligentes. Avalie o histórico de compras de quem já é cliente da sua loja e, se possível, ofereça produtos relacionados com descontos especiais para esse consumidor específico. Monte listas dando ideias e dicas de presentes para diferentes perfis de pessoas – mãe/pai, esposa/namorada, adolescentes, crianças, etc. Essas são boas formas de firmar relacionamento e fidelizar clientes.

E se eu puder dar um último pitaco, oriento que a loja online tenha um time de atendimento preparado para sanar dúvidas e auxiliar os clientes no momento de efetuar as compras, independente do horário em que elas ocorrerem. Dessa maneira, nenhuma oportunidade será perdida. Boas vendas!

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Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Felipe Rodrigues
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