Bolsa Família de dezembro e Auxílio Gás têm primeiras parcelas adiantadas para esta segunda-feira (11)
Em razão das festas de final de ano, o pagamento mensal do Bolsa Família em dezembro foi antecipado. Seguindo o calendário divulgado no início deste ano, os depósitos do benefício social começam a ser feitos nesta segunda-feira (11) para as famílias inscritas no programa.
Os primeiros recompensados, que recebem hoje, são os beneficiários com Número de Inscrição social (NIS) de final 1. Os repasses são feitos sempre de maneira escalonada crescente e seguem até o dia 22, quando recebem os cadastrados NIS final zero.
Dessa forma, o pagamento do Bolsa Família em dezembro está agendado assim:
- Beneficiários com NIS de final 1: segunda-feira (11);
- NIS de final 2: terça-feira (12);
- NIS de final 3: quarta-feira (13);
- NIS de final 4: quinta-feira (14);
- NIS de final 5: sexta-feira (15);
- NIS de final 6: segunda-feira (18);
- NIS de final 7: terça-feira (19);
- NIS de final 8: quarta-feira (20);
- NIS de final 9: quinta-feira (21);
- NIS de final 0: sexta-feira (22).
A exceção é para os beneficiários de municípios em situação de emergência ou calamidade reconhecida pelo governo federal. Nesses casos, o pagamento do Bolsa Família é unificado para o primeiro dia do calendário.
Auxílio Gás também começará a ser pago hoje (11) com Bolsa Família
O Auxílio Gás, pago bimestralmente, também começa a ser feito nesta segunda-feira. O benefício criado para abrandar o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento doméstico, contempla mais de 5,4 milhões de famílias.
O governo federal repassa 100% do valor da média nacional do botijão GLP de 13 quilos para as famílias beneficiárias. O cálculo do preço é feito pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Este mês, o valor é de R$ 104..
Os pagamentos são realizados de acordo com o final do NIS do beneficiário e seguem o calendário de pagamento do Programa Bolsa Família. As famílias beneficiárias poderão consultar as informações das parcelas nos aplicativos Bolsa Família e Caixa Tem ou pelo telefone 111.
Com informações de Agência Brasil.