Ibovespa fecha em alta de 1,58%, a 117.325,28 pontos

O Ibovespa encerrou, nesta segunda-feira (13), em alta de 1,58%, a 117.325,28 pontos.

A variação positiva ocorreu em meio ao avanço de 8,55% dos papéis da Via Varejo (VVAR3), responsável por liderar as altas desta segunda-feira. Além disso, as seguintes notícias movimentaram o mercado e contribuíram para a variação positiva do Ibovespa:

Petrobras reduzirá preço da gasolina

A Petrobras informou que reduzirá o preço da gasolina e do diesel nas refinarias a partir da próxima terça-feira (14). A queda no valor dos combustíveis será de 3%.

Saiba mais: Petrobras reduzirá preço da gasolina e do diesel em 3%

A petrolífera informou que um dos fatores que influenciou a diminuição dos preços foi a queda da cotação do petróleo no mercado internacional. A redução ocorreu após o recuo das tensões entre os Estados Unidos e o Irã.

De acordo com fontes do jornal “O Estado de S. Paulo”, o litro do diesel S500 ficou, em média, R$ 0,061 mais barato. Já o litro do diesel S10 foi reduzido em R$ 0,0808.

Cemig anuncia novo presidente da companhia

A estatal mineira de energia, Cemig anunciou o economista Reynaldo Passanezi Filho como novo diretor-presidente da companhia.

Saiba mais: Cemig anuncia Reynado Passanezi como novo presidente da companhia

De acordo com o fato relevante, Passanezi vai assumir o cargo nesta segunda-feira (13) no lugar de Cledorvino Belini, que permanece como membro do conselho de administração da companhia.

A empresa não informou o motivo da substituição. Além disso, o novo diretor foi anteriormente presidente da distribuidora de energia Cteep.

EDP Renováveis fecha acordo para venda de energia solar

Uma das subsidiárias da EDP Energias de Portugal, a EDP Renováveis, fechou um acordo para um contrato de aquisição de energia por 19 anos para a venda da energia gerada pelo parque solar de Lagoa, na Paraíba.

Saiba mais: EDP Renováveis fecha acordo para venda de energia solar gerada no Nordeste

O parque solar no nordeste brasileiro tem uma capacidade total de 66 megawatts e deve iniciar suas atividades em 2022, segundo empresa.

Com este novo acordo, a subsidiária já possui 5,3 gigawatts dos aproximadamente 7 gigawatts de capacidade global prevista para o triênio de 2019 a 2022.

Previsão do Boletim Focus da Selic

Os especialistas das 100 principais instituições financeiras do mercado brasileiro, que contribuem com a elaboração do Boletim Focus, reduziram a previsão da taxa básica de juros do País (Selic) de 6,50% para 6,25% em 2021.

Saiba mais: Boletim Focus reduz previsão da taxa Selic para 6,25% em 2021

Há quatro semanas, no entanto, as previsões dos profissionais para a taxa Selic de 2021 era um pouco menor, de 6,13%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/BANNER-NOTICIA-DESK-2.png

Sobre a Selic para o fim deste ano, o BC mantém a previsão de 4,50% ao final de 2020, assim como nas últimas seis semanas e da mesma forma em que terminou 2019, após o corte realizado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) no dia 11 de dezembro.

Última cotação do Ibovespa

No encerramento do pregão da última sexta-feira (10) o Ibovespa fechou em queda de 0,38% alcançando 115.503,422 pontos.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno