J&F, holding dos irmãos Batista, adquire companhia de energia; saiba qual
A holdind J&F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista e dona da gigante do setor de alimentos, JBS (JBSS3), anunciou a aquisição da companhia de energia Fluxus. A transação marca a entrada da companhia no setor de petróleo de gás na América Latina.
A J&F já opera em áreas como celulose (Eldorado Brasil), energia (Âmbar), serviços financeiros (Picpay) e mineração (J&F Mineração).
Segundo a holding, a operação foi anunciada simultaneamente com a compra pela Fluxus de seus primeiros ativos operacionais vendidos pela Pluspetrol na Argentina.
A Fluxus adquiriu 100% dos Blocos 1, Bloco 2 e Bloco Centro do campo de Centenário, na província de Neuquén, além de 33% do campo de Ramos, na província de Salta, ambos operados pela Pluspetrol.
Somadas, as duas operações na Argentina possuem produção diária atual de 9.325 barris equivalentes de óleo para a participação da Fluxus. O fechamento da operação com a Pluspetrol está previsto para 2024.
“Depois deste primeiro negócio na Argentina, estamos analisando investimentos no Brasil, na Bolívia e na Venezuela, entre outros países”, disse Ricardo Savini, CEO da Fluxus, em comunicado.
Savini, ex-CEO da 3R Petroleum (RRRP3), é fundador da Fluxus juntamente com os especialistas Jorge Lorenzón e Vitor Abreu. Os três permanecerão na gestão da companhia.
Em outubro, a J&F anunciou que investirá mais de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5 bilhões) em ativos de mineração comprados pela Vale (VALE3).