CIDADES MONOCROMÁTICAS

Suno Notícias

23 de novembro, 2023

Cidade de uma cor só? Conheça as 7 monocromáticas do mundo

Na Europa, América e Ásia, as cidades dominadas por apenas uma cor são de encantar. Confira a seguir 7 exemplos de monocromáticas ao redor do mundo.

1- Aldeias Brancas da Andaluzia, na Espanha As províncias costeiras ao sul da costa ibérica, em Málaga e Cádiz, teriam ganhado a cor para defender edifícios do sol mediterrâneo ou para combate às bactérias durante os anos de peste bubônica.

2. Izamal, México Lar original dos Maias na região mexicana de Yucatán, o amarelo ensolarado teria sido uma homenagem a um compromisso agendado com o Papa João Paulo II em 1993, mas outros dizem que a cor já dominava antes da visita papal.

3- El Aiún, Marrocos De um azul vibrante e onipresente, as explicações para a cor vão de que repele os mosquitos, até que representa os céus.

4- Jodhpur, Índia De mesma cor, diz-se que o azul celeste foi escolhido para manter as casas frescas em meio ao clima desértico.

5- Ilhas de Banwol e Bakji, Coreia do Sul Com 150 habitantes, o governo resolveu divulgar as campânulas roxas da região para tentar chamar mais turismo às ilhas, pintando postes telefônicos, lojas e cerca de 400 telhados nas ilhas, na cor lilás.

6- Collonges-la-Rouge, França A comuna medieval é permeada pelos tons escarlates, graças ao arenito vermelho local com que foram construídos.

7- Jaipur, Índia Para a visita do Príncipe de Gales, em 1876, o Rajá da época revestiu os edifícios de rosa festivo. Hoje, a “Cidade Rosa” da Índia é registrada como Patrimônio Mundial pelo Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO em 2019.