Danone fecha fábricas da Bonafont em SP e no RJ
A Danone comunicou, nesta segunda-feira (6), o fechamento de duas fábricas de água Bonafont. As unidades estão situadas em Jundiaí (SP) e Nova Iguaçu (RJ). Com o fechamento das fábricas, ao menos 215 pessoas serão desligadas da empresa.
A fábrica da Bonafont localizada em Nova Iguaçu conta com 109 colaboradores e quatro deles serão convidados a trabalhar em outra unidade. A unidade de São Paulo emprega 131 pessoas. A Danone comunicou que demitirá 106 funcionários de Jundiaí. As outras 25 pessoas poderão decidir entre trabalhar em Jacutinga, em Minas Gerais, ou deixar a companhia.
Vale destacar que a empresa emitiu uma nota destacando que o fechamento das duas fábricas faz parte do seu plano de “readequação estrutural”. “A empresa está prestando todo o suporte necessário para assegurar boas condições de saída dos colaboradores, incluindo pacote de benefícios acima do previsto pela legislação e ajuda externa especializada para apoiar na recolocação no mercado de trabalho”, informou a Danone.
O setor de água da Danone fatura aproximadamente R$ 230 milhões ao ano. As fábricas ficam em:
- Jacutinga (MG)
- Jundiaí (SP)
- Itapecerica da Serra (SP)
- Nova Iguaçu (RJ)
Somente a unidade de Itapecerica da Serra produz galões de água. As outras produzem fábricas produzem garrafas de 330 ml a 2,25 litros. Segundo a Euromonitor International, a Bonafont tem 2% de participação no mercado de água engarrafada no Brasil.
Veja também: Sonangol irá adquirir posição da Oi na Unitel, diz presidente
A Danone informou também que o fechamento das duas fábricas não implicará na oferta de produtos da Bonafont e as fábricas remanescentes darão conta da demanda. A francesa também afirmou que a marca permanecerá no mercado com o negócio de água. Entretanto, as unidades de Jundiaí e Nova Iguaçu ainda não tem nenhum destino. Com a venda, as fontes que abastecem as fábricas também não possuem função por enquanto.