Samarco – Vale e BHP fecham acordo parcial sobre indenização
A mineradora australiana BHP Billiton e a Vale, donas de 50% cada da Samarco, entraram em acordo com a justiça do estado de Minas Gerais sobre uma das ações civis movida contra o grupo, referente ao colapso da barragem de Fundão, que aconteceu no final de 2015, na cidade de Mariana.
A partir deste acordo inicial, as duas empresas mais a Samarco, iniciam o pagamento, através da Fundação Renova, da indenização de alguns prejudicados com o caso.
Também foi estipulado o programa de compensação, que será posto em funcionamento na cidade de Mariana, uma das regiões mais afetada pelo rompimento da barragem. O acordo, ratificado pela Comarca de Mariana, foi fechado entre as três empresas, BHP, Vale e Samarco, e um procurador local.
Ainda segundo o acordo, cada um dos atingidos deve se reunir com a Renova para negociar a sua proposta de indenização individual. A compensação vai ser realizada de acordo com o dano informado no cadastro de atingidos. Apenas na cidade de Mariana estão cadastrados cerca de 3 mil vítimas.
O rompimento da barragem de Fundão aconteceu em novembro de 2015. Na ocasião 19 pessoas morreram e outras milhares ficaram desabrigadas. A cidade de Bento Ribeiro (MG) ficou praticamente destruída e os detritos poluíram mais de 640 quilômetros do Rio Doce, antes de chegar no oceano Atlântico. A Samarco foi a responsável pelo acontecimento.