Guerra entre Israel e Hamas no 13º dia: ataques aéreos atingem sul de Gaza; ajuda humanitária ao território palestino deve chegar na sexta (20)
A guerra entre Israel e Hamas entra no décimo terceiro dia, com a notícia de que as forças de defesa de Israel declararam ter matado a Jamila al-Shanti, a viúva do co-fundador do Hamas, Abdel Aziz al-Rantisi.
Os militares israelenses também afirmaram a morte do chefe da ala militar do grupo terrorista Comitês de Resistência Popular de Gaza.
A morte de Jamila ocorreu num ataque aéreo durante o conflito no Oriente Médio. Em 2021, se tornou a primeira mulher eleita para o gabinete político do Hamas. Seu ex-marido foi morto em 2004 por um ataque aéreo israelense.
Além da morte do chefe da ala militar do grupo Comitês de Resistência Popular de Gaza, Rafat Abu Hilal, ao menos dez membros das chamadas forças de comando Nukhba, do Hamas, foram mortos nos ataques – eles lideraram o atentado de 7 de outubro.
Até o momento, mais de 40 pessoas morreram e pelo menos 21 ficaram feridas em ataques aéreos nesta quinta-feira pelas forças israelenses no sul de Gaza, na guerra entre Israel e Hamas.
Segundo informações do Ministério da Saúde de Gaza, o número de mortos palestinos desde o início do conflito Israel-Hamas subiu para 3.785. Em Israel 1400 pessoas morreram.
Guerra Israel-Hamas: ajuda humanitária pode começar nesta sexta, diz Biden
Em declaração na madrugada desta quinta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que a ajuda humanitária através do Egito à Faixa de Gaza pode começar na sexta-feira (20).
Na quarta-feira (18), o governo israelense havia autorizado a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, e o socorro deve entrar pela fronteira com o Egito.
Ao todo, mais de 200 caminhões e quase 3 mil toneladas de ajuda estão posicionados na passagem de Rafah ou próximo à ela. Os suprimentos ficarão sob supervisão da Organização das Nações Unidas (ONU).
A entrada de ajuda na Faixa de Gaza foi autorizada pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, desde que sejam limitadas a civis no sul da Faixa de Gaza e não sejam destinadas aos membros do Hamas.
Mais um voo com repatriados chega ao Brasil
Na madrugada desta quinta-feira (19), mais um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com brasileiros resgatados de Israel desembarcou no Rio de Janeiro com 219 passageiros.
De acordo com informações da Embaixada do Brasil em Tel Aviv, em Israel, ainda há cerca de 150 brasileiros interessados na repatriação.