Suno Notícias

4 de outubro, 2023

Agora é possível investir em fundos com 100% de ativos no exterior 

Investir no exterior

O tempo de espera terminou e agora os investidores pessoas físicas poderão investir em fundos com exposição total em ativos no exterior.

A mudança nos fundos de investimento veio com a nova Resolução 175, publicada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e que passou a valer nesta segunda (2).

Antes do novo marco dos fundos, os investidores podiam aplicar seus recursos somente em fundos cujo patrimônio tinha até 20% de alocação em ativos internacionais.

Com a alteração, os fundos com ativos no exterior, com posição total ao mercado internacional, deixam de ficar apenas com os investidores qualificados (com mais de R$ 1 milhão) e agora passa a ser uma opção para investidores comuns.

Apesar disso, os fundos de investimento no exterior precisarão atender a alguns critérios para que esses investidores possam adquirir suas cotas.

Dentre esses critérios, estão uma liquidez mínima, transparência nas cotas e alavancagem máxima equivalente a duas vezes o seu patrimônio.

Por outro lado, vale destacar que esta será uma alteração gradual. Assim, as instituições financeiras com esses fundos terão que mudar seu público-alvo, mas somente após aprovação em assembleia de cotistas.