Assaí (ASAI3) se torna a varejista com maior presença nos lares brasileiros, mostra levantamento

O Assaí (ASAI3) se tornou pela primeira vez a rede varejista com maior presença nos lares brasileiros, desbancando a Americanas (AMER3), segundo levantamento da NielsenIQ Homescan. O resultado contempla também o segmento de farmácias.

De acordo com a pesquisa da Nielsen, o Assaí alcançou taxa de penetração de 24,4% no 1º semestre deste ano, alta de 3% na comparação ao mesmo período de 2022.

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Cada ponto percentual da pesquisa equivale a cerca de 556 mil domicílios, ou seja, o Assaí conquistou quase 1,8 milhão de domicílios em um ano.

Dessa forma, um em cada quatro domicílios no país frequenta uma loja da empresa. Segundo apuração do Valor, a Americanas (AMER3) ficou com uma taxa de 21% neste ano, queda de 3,6% frente ao primeiro semestre de 2022. 

Depois de Assaí e Americanas, está o Carrefour (CRFB3) no ranking da Nielsen. No 2T23, o Carrefour registrou receita líquida de R$ 25,9 bilhões, com vendas totais em R$ 29 bilhões, alta de 9,7%.

A pesquisa também mostra que a penetração do segmento atacarejo nos lares alcançou 73% neste ano, frente a 66% em 2021 e 62% em 2019. Enquanto os hipermercados caíram de 46% em 2019 para 35% neste ano.

Assaí (ASAI3) tem queda de 51,1% no lucro do 2T23

No segundo trimestre de 2023, o Assaí (ASAI3) registrou uma queda significativa de 51,1% no lucro líquido em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Os resultados financeiros mostram uma redução do lucro líquido do Assaí de R$ 319 milhões em igual etapa do ano anterior para R$ 156 milhões. Além disso, o lucro ficou abaixo das projeções do consenso Bloomberg, de R$ 167 milhões.

De acordo com a empresa de atacarejo, esse desempenho foi impactado, principalmente, pelas altas taxas de juros vigentes no período.

Entretanto, mesmo com o desempenho desafiador em relação ao lucro líquido, o lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) ajustado apresentou um crescimento anual de 13,8%, totalizando R$ 1,113 bilhão.

Apesar do aumento do EBITDA, a margem EBITDA ajustada teve uma queda de 0,4 p.p., atingindo 7%.

receita líquida, por sua vez, teve um crescimento positivo de 20,8% no segundo trimestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022, somando R$ 15,984 bilhões.

A empresa atribui esse aumento principalmente à expansão das 60 lojas abertas nos últimos 12 meses, que contribuíram de forma consistente para esse resultado, com destaque para a performance das conversões.

lucro bruto acompanhou o crescimento da receita, aumentando 19,5% em relação ao segundo trimestre de 2022, totalizando R$ 2,564 bilhões. Entretanto, a margem bruta apresentou uma leve queda de 0,1 p.p., ficando em 16% no segundo trimestre de 2023.

Por outro lado, as despesas com vendas, gerais e administrativas tiveram um crescimento de 23,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando R$ 1,480 bilhão no segundo trimestre de 2023.

Quanto ao resultado financeiro líquido, houve um aumento expressivo de 91,5% nas perdas financeiras em relação ao mesmo trimestre de 2022, totalizando um resultado negativo de R$ 628 milhões no segundo trimestre de 2023.

Em relação à dívida líquida, a companhia apresentou um crescimento de 3% em 30 de junho de 2023, totalizando R$ 8,340 bilhões, quando comparado ao mesmo período de 2022.

Entretanto, o indicador de alavancagem financeira, medido pela dívida líquida/EBITDA ajustado, apresentou uma leve queda de 0,10 vez, ficando em 2,62 vezes em junho de 2023.

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“O grande destaque do trimestre foi a conclusão de cerca de 90% do projeto de conversão dos hipermercados. O nosso modelo de negócio, aliado à localização excepcional das conversões, são fatores essenciais para o sucesso dessas lojas, que apresentam faturamento acima da média da Companhia, com múltiplo de vendas de 2,5x em relação ao formato hipermercado”, disse a administração da companhia.

Investimentos do Assaí

No que se refere aos investimentos, o Assaí destinou R$ 650 milhões no trimestre, relacionados à abertura de 5 lojas convertidas no período e à continuidade do processo de expansão, com mais de 20 lojas em obras.

Apesar dos desafios, a geração de caixa operacional do Assaí nos últimos 12 meses atingiu R$ 5,4 bilhões, uma melhora de R$ 2,6 bilhões em relação ao segundo trimestre de 2022. Segundo a empresa, esse resultado reflete, principalmente, as melhorias na gestão de capital de giro da companhia e o desempenho operacional consistente em um contexto de forte expansão.

Essa foi a análise dos resultados financeiros do Assaí (ASAI3) referentes ao segundo trimestre de 2023. A empresa enfrentou desafios em relação ao lucro líquido, mas apresentou crescimento em outras áreas importantes, como a receita líquida e o EBITDA ajustado. As perspectivas futuras dependerão de fatores econômicos e do desempenho das operações da empresa. O mercado estará atento às próximas divulgações para acompanhar a evolução do Assaí na B3.

Desempenho anual das ações do Assaí

Cotação ASAI3

Gráfico gerado em: 27/09/2023
1 Ano

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Vinícius Alves

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