Resumo da Semana: Dólar; Black Friday; Magazine Luiza; Pão de Açúcar

A última semana do mês de novembro contou com notícias que agitaram tanto o mercado interno quanto o cenário internacional. No Resumo da Semana do SUNO Notícias você acompanha todas as notícias mais relevantes dos últimos cinco dias.

Em meio a uma semana mais amena em relação a notícias sobre empresas, o dólar chamou a atenção e é o grande destaque do Resumo da Semana. Além disso, a Magazine Luiza anunciou uma nova parceria com a Linx e pode estar perto de adquirir a Estante Virtual. A semana ainda contou com mais notícias sobre a Guerra Comercial.

Black Friday Suno – as melhores análises sobre investimentos com descontos incríveis! Cadastre-se para ser o primeiro a saber.

Confira os principais pontos do Resumo da Semana:

Dólar

Para iniciar o Resumo da Semana, separamos a notícia sobre a alta do dólar, que atingiu patamares históricos em dois dias consecutivos. A moeda fechou a segunda-feira (25) em alta após o Banco Central projetar um déficit em transações correntes em novembro. Na terça-feira (26), o dólar atingiu um recorde histórico após desdobramentos da Guerra Comercial e algumas falas do ministro da economia, Paulo Guedes, influenciarem o mercado. Na quarta-feira (27) o dólar renovou sua máxima histórica em meio a alta do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos.

Nesta semana, devido a alta do dólar, o Banco Central (BC) decidiu intervir por meio de um leilão extra para vender a moeda à vista. A medida ocorreu após a moeda norte-americana se aproximar de R$ 4,27.

Paulo Guedes diz que dólar alto e juro mais baixo será algo corriqueiro

 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou na última segunda-feira (25) no Fórum de CEOs Brasil-EUA, em Washington, que “é bom se acostumar com o câmbio mais alto e juro mais baixo por um bom tempo”.

Guedes disse que o dólar em um patamar mais alto é resultado de uma nova política econômica, tendo juro de equilíbrio mais baixo e câmbio neutro maior. O ministro também afirmou que esse novo modelo ainda precisa ser absorvido pela sociedade.

“O dólar está alto? Problema nenhum, zero”, disse Guedes. “Eu não estou preocupado com a alta do dólar. Ao contrário. Achei um desenvolvimento interessante e absolutamente compreensível quando você pega os juros. Os juros reais do Brasil estão abaixo de 2%. Inflação descendo, os juros descendo junto”, afirmou o ministro.

Black Friday

A Black Friday que acontece nesta sexta-feira (29) tem expectativa de faturamento das lojas estimada em R$ 3,45 bilhões, acima dos R$ 2,92 bilhões do ano passado.

De acordo com uma estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas da Black Friday próxima ao natal devem apresentar um aumento de 18% na comparação anual.

Segundo o presidente da associação, Mauricio Salvador, a data faz diferença. “Um ou dois dias mais próximos já fazem diferença. Neste ano, estimamos que um terço das vendas sejam antecipações das compras natalinas”, informou Salvador.

De acordo com a pesquisa, os produtos que deverão ser mais procurados são:

  • smartphones 
  • eletrodomésticos
  • televisores
  • informática
  • móveis e decoração

A região sudeste deve movimentar R$3,15 bilhões neste ano, uma alta de 21% movimentado no ano passado.

Em contrapartida, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo (CNC) aumentou a previsão da ABComm em sua projeção para o faturamento das lojas na Black Friday. O comércio deve atingir R$ 3,67 bilhões em vendas, representando o maior montante para o período em dez anos.

Se as vendas durante a Black Friday atingirem o valor previsto pela CNC, representará alta de 10,5% em comparação ao mesmo período do ano passado. Ao descontar a inflação, o aumento seria de 6,8%.

Guerra entre fast-food na Black Friday

Diversas empresas do varejo e do comércio eletrônico anunciaram ofertas promocionais nesta semana, visando cobrir os preços dos concorrentes para chamar a atenção dos clientes. No entanto, o ramo de fast-food também não ficou para trás na competição dos preços.

O segmento alimentício chamou a atenção nos últimos dias pelos descontos agressivos divulgados por companhias como McDonald’s (NYSE: MDC), Burger King (BKBR3), Habib’s e Pizza Hut (MEAL3) que entraram em vigor nesta sexta (29).

O McDonald’s anunciou a venda de 10 cheeseburguers por R$ 20, ou R$ 2 por lanche nesta sexta. Em resposta, o Burguer King fez a oferta de 6 lanches por R$ 15. Já o Habib’s começou desde o dia 1º de novembro sua ‘Black Friday’. A rede brasileira está com a campanha #MandaBlacks, com a esfiha de carne a partir de R$ 0,49.

Ecommerce tem resultado positivo em 7h de Black Friday

As vendas no ecommerce já apresentavam aumento de 69% em 7 horas de Black Friday em comparação ao mesmo intervalo do evento no ano passado. Dessa forma, as vendas somavam R$ 724 milhões, de acordo com dados da consultoria Ebit/Nielsen.

O valor total de 7 horas de vendas no comércio online equivale a quase o total do “esquenta Black Friday” do ano passado, que ocorreu entre os dias 25 e 27 de novembro e somou R$ 751 milhões.

Magazine Luiza

A Magazine Luiza figura mais uma vez entre os destaques do Resumo da Semana. Após anunciar uma parceria com a Marisa no ano passado, a Magalu informou nesta semana que realizou um novo acordo com a Linx para a integração de canais da empresa de softwares em seu marketplace.

Quem utiliza o sistema Linx OMNI OMS (Order Management System) poderá publicar o catálogo de produtos online e offline no marketplace da Magazine Luiza e, assim, tentar alavancar as vendas.

Os vendedores que utilizam o sistema Linx poderão utilizar suas próprias unidades físicas como opção de entrega ou retirada de produtos vendidos no marketplace da varejista.

“A parceria reforça a estratégia do Magazine Luiza de digitalizar o varejo brasileiro, possibilitando que empresas tradicionais e varejistas analógicos disponibilizem o catálogo de todos os seus pontos físicos para milhões de clientes da nossa plataforma digital”, informou a Magalu.

Possível nova aquisição da Magalu

A Magazine Luiza declarou interesse em adquirir a Estante Virtual, de acordo com informações do site “Publishnews”. O informe da varejista foi feito por meio de um documento preliminar que abrange os principais termos e condições de negócio.

Advogados de credores da Livraria Cultura foram consultados para falarem sobre as chances de venda da Estante Virtual, que interessa a Magazine Luiza. De acordo com as informações, a Estante irá a leilão e outras companhias poderão cobrir uma possível oferta da Magalu.

Pão de Açúcar

O Grupo Pão de Açúcar (PCAR4) e a rede de farmácias Raia Drogasil (RADL3) anunciaram na última quarta-feira (27) a criação de uma joint venture.

De acordo com o fato relevante do Grupo Pão de Açúcar, o negócio entre as duas empresa tem como foco a criação de uma nova empresa de fidelidade. “A Stix Fidelidade nasce como uma plataforma de produtos e serviços para acúmulo e resgate de pontos, de forma a oferecer descontos e vantagens aos seus clientes fiéis”, informou o documento.

A nova empresa será constituída por acionistas do GPA e da RD, e parceiros de diversos outros segmentos se integrarão na coalizão para oferecer uma maior gama de produtos e benefícios.

Fique ligado no Resumo da Semana da Suno Notícias para ficar por dentro de todas as informações mais relevantes dos últimos dias.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno