É hoje: Consulta do 5º lote de restituição do Imposto de Renda 2023 será liberada às 10h
A consulta ao quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda 2023 estará liberada a partir das 10 horas (Brasília) desta sexta-feira (22). Todas as informações necessárias ficarão disponíveis aos contribuintes do IRPF no site da Receita Federal.
Seguindo o padrão dos meses anteriores, a última liberação de consultas do Imposto de Renda 2023 acontece exatamente uma semana antes da data de pagamento, prevista para a próxima sexta-feira, dia 29 de setembro.
O Fisco ainda não informou o valor do crédito a ser pago aos contribuintes no último lote. Entretanto, sabe-se que este deverá ser o maior entre os outros lotes, proporcionalmente, visto que levará em conta a correção da Selic, taxa básica de juros.
Como consultar a Restituição do IR 2023?
A consulta ao quinto lote de restituição acontece pelo site da Receita Federal, Meu Imposto de Renda. Na aba de “Consultar Restituição”, é preciso preencher os dados solicitados para conferir a previsão de pagamento do contribuinte.
No Portal e-CAC, é possível acessar algumas informações mais detalhadas, como:
- Situação da declaração;
- Se teve alguma pendência na restituição;
- Se houve alguma divergência nas informações declaradas;
- Se a sua declaração caiu na malha fina.
É pelo e-CAC também que a pessoa pode fazer retificações na declaração, caso seja necessário.
Quem vai receber a restituição no 5º lote?
Com o uso da declaração pré-preenchida e do pagamento da restituição via Pix, mais de 200 mil contribuintes conseguiram “passar na frente” da fila para receber do Imposto de Renda 2023. As pessoas que optaram por essa forma estão recebendo desde o primeiro lote e devem continuar sendo beneficiadas neste último lote de restituição.
Para ter uma noção, no 4º lote da restituição, o pagamento foi de R$ 7,5 bilhões, sendo R$ 914 milhões destinados aos contribuintes com algum nível se prioridade:
- 11.960 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 86.427 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 9.065 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 30.453 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Além disso, 219.288 pessoas sem prioridade legal, mas que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX foram remuneradas no 4º lote da restituição. Do grupo sem prioridade, também foram contemplados 5.761.117 contribuintes que haviam antecipado a entrega da declaração até o dia 29 de maio (o prazo era até 31 de maio).
Calendário do Imposto de Renda 2023
Confira a seguir as datas previstas para a restituição por lotes do Imposto de Renda:
- 1º lote – pago em 31 de maio
- 2º lote – pago em 30 de junho
- 3º lote – pago em 31 de julho
- 4º lote – pago em 31 de agosto
- 5º lote – será pago no próximo dia 29 de setembro (sexta-feira)
A consulta do Imposto de Renda 2023 é relevante para o planejamento econômico pessoal. Além de ser uma confirmação de que a declaração foi bem preenchida, o contribuinte garante que seu nome fique “limpo”, sem entrar na malha fina.