CVM alerta que Qbank Investimentos atua de forma irregular

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) alertou nesta terça-feira (26) que a Qbank Investimentos S.A não está autorizada a captar clientes no mercado brasileiro. Em seu site, a empresa se apresenta como uma ferramenta automatizada de investimentos.

Segundo a CVM, a Qbank Investimentos anunciou irregularmente serviços de intermediação de valores mobiliários via publicidade em jornais de grande circulação. Além disso, a empresa também utilizou um site para ofertar esses serviços.

Black Friday Suno – pague 2 anos e leve 3 nas principais assinaturas da Suno Research

De acordo com o superintendente da CVM, Francisco José Bastos Santos, a empresa “não está autorizada a captar clientes residentes no Brasil, por não integrar o sistema de distribuição de valores mobiliários”. Sendo assim, a veiculação de qualquer oferta desse serviço por parte da empresa está suspensa pelo órgão regulador.

Caso a Q Investimentos não respeite as determinações da CVM, a empresa terá que arcar com uma multa de R$ 1 mil por dia. Procurada pela reportagem da Suno Notícias, a empresa não respondeu sobre o caso até o momento da publicação desta notícia.

Veja também: Nova página da CVM alerta sobre empresas impedidas de atuar no mercado

Em seu site a Necton informa que identificou indícios de fraude relacionados à Q Investimentos. De acordo com a corretora, a empresa estaria utilizando o CNPJ e o endereço físico da Necton Investimentos para enganar seus clientes.

Esse tipo de alerta da CVM tem como objetivo prevenir ou corrigir situações atípicas de mercado. Em nota, a comissão informa que a medida não deve ser confundida com a penalização das pessoas indicadas. “No caso de infrações, a penalização exige a conclusão de processo administrativo sancionador com decisão condenatória, quando for necessário”, diz a CVM.

A autarquia ainda pede para que as pessoas que receberem a proposta de investimento por parte da Q Investimentos entrem em contato com a CVM pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), informando detalhes sobre a oferta e os envolvidos.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno