Consultores financeiros temem perder clientes com negócio entre Schwab e Ameritrade
Após a Charles Schwab chegar a um acordo para comprar a TD Ameritrade por aproximadamente US$ 26 bilhões, os consultores que trabalham auxiliando seus clientes em investimentos por meio de grandes corretoras começaram a temer a perda dos mesmos. Isso porque eles dependem de corretoras como a Schwab, a TD Ameritrade e a Fidelity Investments para trabalhar com os ativos dos clientes e realizar outras transações relacionadas ao setor de investimentos.
Os consultores e analistas terão, segundo eles, desvantagens por conta do negócio entre a Charles Schwab e a Ameritrade. De acordo com os consultores, haverá um número menor de opções para trabalharem, o que pode influenciar negativamente no serviço deles.
“A comunidade de consultores não está particularmente otimista com esta notícia”, afirmou Michael Kitces, gestor de patrimônio do Pinnacle Advisory Group, que administra cerca de US $ 2 bilhões para seus clientes.
Vale destacar que a Schwab foi muito importante na alavancagem do mercado de consultores financeiros nos anos 90. A empresa, inclusive, criou uma plataforma denominada Schwab Advisor Services, que ajudou os analistas a serem independentes.
Os consultores temem um pior atendimento aos clientes com o acordo entre Schwab e TD Ameritrade. Isso porque a empresa ficará muito maior com a operação. “Todos nós estamos questionando se você pode manter a qualidade do serviço nesse tamanho”, disse Brice Carter, diretor de investimentos do Financial Strategies Group Inc., ao “The Wall Street Journal”.
Além disso, clientes das corretoras estão com receio de que o negócio entre as duas afete suas operações, já que com menos concorrência há a posssibilidade das empresas não se esforçarem para inovar.
Aquisição da Schwab
A Charles Schwab chegou a um acordo para a aquisição da corretora rival TD Ameritrade. O valor da operação foi de aproximadamente US$ 26 bilhões.
Schwab e Ameritrade formarão uma gigante com aproximadamente 5 trilhões de ativos sob gestão e mais de 23 milhões de clientes.