11 de setembro: 8 fatos que você (talvez) não sabia sobre o atentado
O atentado terrorista de 11 de setembro às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, EUA, foi um dos acontecimentos mais marcantes na virada do século XX para XXI.
Até hoje, muitos fatos ainda são revelados sobre o acontecimento e para não ficar de fora, confira a seguir 8 deles que você provavelmente não sabia →
1- A última pessoa a ser salva dos escombros foi uma jovem imigrante de Trinidad e Tobago chamada Genelle Guzman-McMillan. Ela ficou 27 horas presa embaixo de pedaços de concreto. Genelle trabalhava como assistente de escritório em uma das torres.
2- Apesar de se falar das torres gêmeas, um terceiro prédio caiu no dia 11 de setembro de 2001. O Building 7, localizado perto das outras duas, não foi alvo do ataque, mas suas falhas estruturais não resistiram ao colapso das vizinhas.
3- O World Trade Center pegou fogo por 99 dias seguidos, devido à combinação excessiva de gasolina dos aviões com a matéria de combustão presente nos prédios (papel, móveis de madeira, etc.).
4- Michael Jackson quase foi uma vítima. Felizmente, após um show na noite anterior em NY, ele perdeu a hora de uma reunião que teria na manhã seguinte nas torres.
5- O criador da série Family Guy, Seth MacFarlane também se salvou do acidente por pouco. Ele deveria ter embarcado em um dos aviões que atingiu as torres, mas acabou tirando um cochilo no aeroporto e perdendo o voo.
6- Além de americanos, mais 93 cidadanias estavam nos prédios durante o acontecimento. O memorial do 11 de setembro atualmente homenageia 2.977 mortos
7- O Departamento de Segurança Interna dos EUA foi criado após o ataque, em 2002, responsável pela prevenção de ataques terroristas, segurança de fronteiras, imigração e alfândega e prevenção de desastres.
8- Culturalmente, os efeitos do 11 de setembro puderam ser observados rapidamente nas produções. Em Hollywood, o Homem-Aranha (2002) removeu as Torres Gêmeas de seu poster e trailer. Enquanto isso, o filme de Martin Scorsese “Gangues de Nova York” foi adiado por um ano e lançado apenas em dezembro de 2002.