Trudeau diz que Canadá não será pressionado a assinar um acordo com os EUA antes da hora
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, afirmou nesta quarta-feira que não será pressionado a renovar o NAFTA e indicou que existe a possibilidade das três partes envolvidas não concluirem um novo acordo.
O negociador dos EUA reclamou na terça-feira que o Canadá não estava abrindo mão de exigências o bastante nas discussões bilaterais para renovar o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) e disse que havia pouco tempo antes dos EUA decidirem prosseguir somente com o México.
“Continuaremos trabalhando pelo tempo que for necessário para conseguir o melhor acordo para o Canadá”, disse Trudeau a jornalistas quando perguntado sobre a crescente pressão norte-americana para encerrar as converas.
Trudeau afirmou que o Canadá tem de ter confiança no caminho que há pela frente quando – e se – o país decidir assinar o “NAFTA 2.0”. Ele também disse que Trump teria de revogar as tarifas impostas sobre aço e alumínio canadense antes de se sentir confortável em assinar um acordo.
O governo de Trump disse que o texto do acordo entre os três países tem de estar pronto até domingo para que haja tempo do atual governo mexicano assiná-lo antes de ser substituído no fim de novembro.
Na ONU, Trudeau afirmou a jornalistas que o Canadá ainda trabalha para obter um acordo renovado e trilateral com os EUA e México.