'TRAPAÇA' NA FÓRMULA 1

Suno Notícias

18 de agosto, 2023

Felipe Massa perdeu título e milhões de euros em ‘conspiração’ na F1

Advogados do piloto Felipe Massa deram início a uma ação legal contra os chefes da Fórmula 1 e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

A ação busca reparação de danos substanciais em uma suposta “conspiração” que teria impedido Massa de conquistar o título mundial na temporada de 2008.

O documento, visto pela Reuters, afirma que o piloto foi "vítima de uma conspiração cometida por indivíduos do mais alto nível da F1, juntamente com a FIA e a Fórmula 1 Management"

Além do título, o então piloto da Ferrari teria perdido dezenas de milhões de euros em prêmios e bônus que viriam com a conquista. “Simplificando, o sr. Massa é o legítimo campeão de 2008, e a F1 e a FIA ignoraram deliberadamente a má conduta que o tirou desse título", diz a carta.

O QUE ACONTECEU? Na carta, o advogado Enyo Law descreve o ocorrido no GP de Singapura de 2008:

Nelsinho Piquet bateu propositalmente no circuito de Marina Bay para beneficiar seu companheiro de equipe, Fernando Alonso. – A ordem da batida veio do seu chefe na Renault, Flavio Briatore, e do engenheiro Pat Symonds, contou ele à FIA.

– Na hora da batida, Massa estava em 1º lugar na prova. – Acionada bandeira amarela, a Ferrari chamou Massa para os boxes e esqueceu de retirar a mangueira de reabastecimento na liberação. – Por isso, Massa foi punido e terminou a corrida em 13º, o que impactou o desfecho do Mundial.

Felipe Massa procurou a Justiça depois que o ex-chefão da F1, Bernie Ecclestone, afirmou que ele e o ex-presidente da FIA, Max Mosley, sabiam que o acidente foi deliberado.