Dólar em queda com renúncia do presidente da Bolívia e guerra comercial

O dólar inicia a semana em queda nesta segunda-feira (11) com os assuntos internacionais movimentando o mercado.

Por volta das 9h40, o dólar registrava variação negativa de -0,074% sendo negociado a R$ 4,1635. O mercado está atento ao desdobramento da renuncia do presidente da Bolívia e seu impacto a nível internacional.

Além disso, os investidores estão atentos as incertezas sobre o rumo das negociações comerciais entre China e Estados Unidos e ao PIB do Reino Unido que demonstra crescimento gradativo.

Evo Morales renuncia à presidência da Bolívia

Após 13 anos no poder, Evo Morales renunciou à presidência da Bolívia no último domingo (10) em meio a crise política do país.

“Renuncio a meu cargo de presidente para que (Carlos) Mesa e (Luis Fernando) Camacho não continuem perseguindo dirigentes sociais”, disse o agora ex-presidente da Bolívia em discurso transmitido pela TV boliviana.

Confira Também: Agenda do Dia: Embraer; Mercado Pago; Cemig; Alpargatas; Tecnisa

Morales afirmou ter sido vítima de golpe e que seus opositores o acusam de roubo.

“Não roubamos ninguém. Se alguém tem uma prova de roubo que apresente. [A renúncia] não é nenhuma traição. A luta continua. Estamos deixando uma nova Bolívia livre e em processo de desenvolvimento. Vamos continuar junto ao povo”, completou o ex-presidente em seu discurso.

China e EUA

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que as negociações comerciais com a China estão indo “muito bem”. No entanto, ressaltou que apenas fecharia um acordo com se esse fosse o “negócio certo” para os norte-americanos.

“As negociações comerciais com a China está indo muito bem eu acho, muito bem, e se fizermos o acordo que queremos, será um grande acordo, e se não for um grande acordo, não o farei”, disse Trump.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/07/1420x240-Banner-Home-1.png

“A China quer muito fazer um acordo. Eles estão tendo o pior ano que tiveram em 57 anos. A cadeia de suprimentos deles está quebrada como um ovo, eles querem fazer um acordo, talvez eles tenham que fazer um acordo, eu não sei, não ligo, isso é com eles”, completou o presidente norte-americano.

PIB do Reino Unido

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,3% no terceiro trimestre deste ano em comparação ao trimestre anterior. Os dados foram divulgados nesta segunda pelo Escritório Nacional de Estatísticas do país (ONS, na sigla em inglês).

Saiba Mais: PIB britânico registra crescimento mais lento desde 2010 no 3T19

Mesmo com o avanço do PIB em relação ao segundo trimestre, especialistas esperavam uma alta de 0,4%, número 0,1% maior do que o alcançado. Entretanto, a alta salvou a economia britânica de uma possível recessão, já que no segundo trimestre o PIB havia diminuído 0,2% em relação ao primeiro trimestre de 2019.

Última cotação do dólar

Na última sessão, sexta-feira (8), o dólar encerrou em alta de 1,83%, vendido a R$ 4,1684.

Tags
Poliana Santos

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno