COPACABANA PALACE

Suno Notícias

11 de agosto, 2023

100 anos do Copacabana Palace: 5 fatos sobre o hotel de luxo e muita história

O terreno onde fica o Copacabana Palace hoje foi comprado em 1919 pelos empresários Octávio Guinle e Francisco Castro Silva. 

A ideia de construir um hotel para os visitantes da "Exposição do Centenário da Independência do Brasil" de 1922 veio do então presidente Epitácio Pessoa, mas devido a problemas de logística, a construção só foi concluída em 1923, há um século atrás.

Localizado na Avenida Atlântica, no Rio de Janeiro, o Copacabana Palace ou "Copa", para os cariocas, transformou o bairro de Copacabana, foi fundamental para a exploração do litoral da cidade e tornou o RJ conhecido mundialmente.

A seguir, confira 5 curiosidades sobre o Copacabana Palace, que completa 100 anos de sua inauguração. 

1. Hóspedes ilustres:  Pelo Copa, famosos como Janis Joplin, a princesa Diana, Rita Hayworth e Brigitte Bardot já passaram por lá. Freddie Mercury também deu entrevista na fachada do hotel e o cantor Rod Stewart foi expulso de seu quarto após quebrar objetos em uma partida de futebol.

2. Inspiração: O arquiteto Joseph Gire se inspirou nos hotéis de cartão postal Negresco (foto) e Carlton, ambos localizados na Côte d’Azur, na França.

3. Dentro do hotel, funcionou um cassino de padrão internacional, um dos maiores do Brasil. A casa de jogos funcionou até a proibição, em 1946.

4. A 1ª casa de espetáculos da América Latina ficava no Copa. A Golden Room, inaugurada em 1930, era o salão mais icônico do Copacabana Palace e foi palco de apresentações de Ray Charles e Marlene Dietrich.

5. O Pérgula é o principal restaurante do Copacabana Palace onde os hóspedes podem tomar café da manhã e desfrutar de pratos exclusivos do chef Filipe Rizzato.  Além dele, o Copa abriga os restaurantes italiano Cipriani e o pan-asiático Mee.

6- Extra: No 6º andar, estão as suítes mais caras. A estadia pode custar até R$ 6 mil por dia em um dos sete apartamentos com vista para o mar e piscina exclusiva que já recebeu Gisele Bündchen e Mick Jagger e outros.