Amazon lançará cartão de crédito com cashback no Brasil
Em um movimento de aproximação de grandes empresas de tecnologia com a prestação de serviços financeiros, a Amazon (AMZO34) informou que vai disponibilizar cartões de crédito da Mastercard no Brasil em breve.
Em seu site oficial, a companhia mostra duas opções de cartão: um na cor branca, com a descrição “Amazon.com.br” e um outro na cor preta, no qual está escrito “Amazon Prime”.
Ainda de acordo com a página, os benefícios oferecidos pelo cartão de crédito da Amazon serão:
- Anuidade grátis;
- Cashback de 3% em pontos na Amazon.com.br;
- Cashback de 2% de volta em restaurantes e farmácias;
- Cashback de 1% em demais estabelecimentos como postos de gasolina;
- Parcelamento em até 15 vezes sem juros.
Em resposta ao pedido de detalhes sobre os cartões de crédito, a Amazon informou à agências de notícias que está sempre em busca de oportunidades para aprimorar a experiência de compra de seus clientes no Brasil e satisfeitos em apresentar gradativamente os cartões de crédito Amazon Prime e Amazon.com.br. Disse ainda que em breve, trará novas informações sobre a novidade.
Amazon é processada nos EUA por manipular cliente a assinar o Prime e dificultar cancelamentos
Em junho, a agência norte-americana Federal Trade Comission (FTC) processou a Amazon nos Estados Unidos por supostamente enganar milhões de clientes para assinarem o serviço Amazon Prime sem o seu consentimento, e dificultar tentativas de cancelamento da inscrição.
A FTC acusa a empresa de adotar interfaces manipulativas e coercivas, conhecidas como “dark patterns”, para confundir os usuários a se inscreverem em assinaturas que se renovam automaticamente, de acordo com comunicado publicado hoje.
O site da empresa oferecia aos consumidores que compravam produtos no site várias oportunidades para assinarem ao Prime por US$ 14,99 por mês e, em algumas ocasiões, não deixava claro que um botão que completava a compra também fazia uma assinatura autorrenovável no serviço, segundo a FTC.
A agência diz ainda que o processo de cancelamento do Prime não foi desenvolvido para permitir que os consumidores terminassem sua assinatura, mas sim para impedi-los.
O cliente primeiro precisava localizar onde cancelar a inscrição e, a partir daí, era redirecionado a diversas páginas com ofertas para continuar com o serviço com desconto, desativar a renovação automática ou desistir do cancelamento, explica a FTC. Só depois de clicar em todas essas páginas, era possível terminar a assinatura, afirma o comunicado.
A Federal Trade Comission cita reportagem da Business Insider que revelou que a Amazon usava internamente o termo ‘Ilíada’ para se referir ao processo de cancelamento – supostamente uma alusão ao longo poema da Grécia Antiga atribuída a Homero, com quase 16 mil versos, sobre a Guerra de Troia.
A acusação também aponta que a companhia “estava ciente de que os consumidores eram inscritos de forma não consensual” no Prime e “do processo complexo e confuso para cancelar a assinatura.
A FTC afirma que os executivos da empresa falharam em tomar medidas significativas para resolver os problemas até que estivessem cientes da investigação, e tentaram atrasá-la e dificultá-la a investigação da Comissão em várias instâncias.
Amazon nega acusações de regulador
A Amazon disse nesta quarta que são falsas as acusações da agência americana Federal Trade Comission de que a empresa teria manipulado clientes a assinarem o serviço Amazon Prime a atuado para dificultar cancelamentos.
“Por design, tornamos claro e simples para os clientes se inscreverem ou cancelarem sua assinatura Prime”, disse um porta-voz da empresa, acrescentando que a Amazon considerou “preocupante que a FTC tenha anunciado o processo sem nos avisar, no meio de nossas discussões com membros da equipe da FTC para garantir que eles entendam os fatos, o contexto e as questões legais, e antes que pudéssemos ter um diálogo com os próprios comissários”.
“Estamos ansiosos para provar nosso caso no tribunal”, disse o porta-voz da Amazon.
Com informações da Dow Jones Newswires e Estadão Conteúdo