Entenda de uma vez por todas porque o dólar está despencando…
Dólar
Desde o início de 2023, o dólar vem caindo, perdendo mais de 9% do seu valor. Mas o que explica essa desvalorização?
André Kitahara, gestor de macro e renda fixa na AZ Quest, revelou que a maior entrada de dólares no Brasil contribui para a desvalorização do dólar e o crescimento do Real.
O cenário positivo inclui o aumento das exportações do agronegócio e o otimismo dos investidores estrangeiros em relação ao Brasil, influenciando na menor cotação do dólar.
Com o aumento do fluxo de dólares no Brasil, o Real se valoriza. A balança comercial brasileira está surpreendendo com o crescimento da comercialização de commodities.
Além dos fatores locais, existe um processo global de enfraquecimento do dólar, que também contribui para a valorização do Real.
Com a taxa básica brasileira em torno de 14% ao ano e a americana entre 5% e 6%, o estrangeiro encontra vantagens em trazer capital para o Brasil e receber juros.
O Brasil está fazendo o "dever de casa" com a recuperação da economia, redução da inflação e queda dos juros. Menos incertezas políticas e econômicas levam o dólar a cair.
Por isso, a valorização do Real e queda do dólar é resultado de um conjunto de fatores, tanto internos quanto externos, tornando-o uma moeda forte e atraente para investidores.