Petrobras (PETR4) descarta eventual compra da Vibra Energia (VBBR3), diz jornal

Mesmo rejeitando a análise de uma eventual compra da Vibra Energia (VBBR3), a Petrobras (PETR4) não desistirá de voltar ao mercado de distribuição de combustíveis, segundo fontes informaram ao Estadão/Broadcast.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Home-1-1.png

Segundo a publicação, o presidente da estatal, Jean Paul Prates, tem sondado outras distribuidoras com o objetivo de “ter os pés de novo no chão, junto ao consumidor”, conforme já afirmado pelo executivo publicamente.

Ainda de acordo com uma fonte, a ideia é recomprar ou renegociar pelo menos a marca Petrobras de volta, já que a Vibra por ser uma corporação (‘empresa sem dono’) teria uma aquisição cara e complexa, dificultando a conclusão da operação.

Vale lembrar que a marca dos postos Petrobras, da antiga BR Distribuidora, foi arrendada por 10 anos para a Vibra na época da privatização, em 2021.

Na reportagem, segundo outra fonte, Prates já teria conversado com algumas distribuidoras – entre elas, a Alesat, quarta maior do País, com 25 anos no mercado – e que nasceu da fusão da Ale Combustíveis, de Minas Gerais, com a Satélite Distribuidora de Petróleo, do Rio Grande do Norte.

A Alesat possui 1,5 mil postos espalhados em todo o país, gerando 12 mil empregos diretos e indiretos.

De acordo com o Estadão, outras empresas teriam sido consultadas, o que é oficialmente negado pela Petrobras.

Petrobras ainda está ‘em cima do muro’ sobre desinvestimento no Polo Bahia Terra

Petrobras (PETR4) ressaltou que ainda não tomou nenhuma decisão acerca do desinvestimento no Polo Bahia Terra, conforme nota de esclarecimento publicada na última sexta-feira (21).

“Atualmente, a Petrobras está em processo de revisão de sua carteira de desinvestimento, à luz das novas diretrizes estratégicas e, neste contexto, a Companhia está avaliando a melhor alternativa para o Polo Bahia Terra. Vale destacar que não houve qualquer decisão da Diretoria Executiva em relação ao processo de desinvestimento desse ativo”, diz o documento.

A nota foi publicada pela Petrobras após a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) questionar a empresa sobre uma notícia divulgada pela CNN, em que era citada a informação de que a companhia decidiu não vender o ativo.

Atualmente a estatal negocia o polo com um consórcio da Eneva (ENEV3) e a PetroReconcavo (RECV3).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Materias-01.png

Petrobras paralisa processo bilionário alegando conflito de interesses

A Petrobras paralisou um processo bilionário de arbitragem movido por acionistas minoritários contra a petroleira, após pedir impugnação do advogado Anderson Schreiber alegando conflito de interesses.

A ação contra a Petrobras corre na Câmara de Arbitragem do Mercado da B3 e é estimada em quase R$ 1 bilhão com 26 fundos estrangeiros envolvidos. Os ativos cobram indenizações devido aos casos de corrupção que levaram a petroleira a ser investigada na Operação Lava Jato.

Os acionistas minoritários de PETR4 alegam que a estatal teria perdido bilhões de reais em razão dos escândalos, penalizando-os com a queda dos preços de suas ações com a divulgação dessas perdas. A câmara de arbitragem contra a Petrobras foi constituída na Bolsa a partir de um pedido do Sistema de Aposentadoria de Empregados Públicos da Califórnia, nos EUA, ainda em julho de 2017.

No fim de junho deste ano, antes que a impugnação a seu nome fosse julgada, Schreiber renunciou ao posto, o que deve atrasar ainda mais a arbitragem, que se encaminhava para a fase final. Agora será preciso indicar um novo presidente para a câmara arbitral, e aguardar a aprovação do nome pelas partes envolvidas no processo.

O sistema de arbitragem consiste de um mecanismo extrajudicial que corre em sigilo, mas cujos efeitos têm o peso das decisões de Justiça.

Cotação de Petrobras

Perto das 11h00, as ações preferenciais da Petrobras subiam 0,23%, cotadas a R$ 30,37.

Cotação PETR4

Gráfico gerado em: 25/07/2023
1 Dia

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Materias-2.png

Giovanni Porfírio Jacomino

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno