Embraer (EMBR3) e Eve Air lançam fábrica de aeronaves elétricas em Taubaté, SP
A Embraer (B3: EMBR3, NYSE: ERJ) e a Eve Air Mobility (NYSE: EVEX; EVEXW) divulgaram nesta quinta-feira (20) pela manhã a abertura da primeira fábrica dos apelidados “carros voadores”, aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da Eve. A produção estará centralizada em Taubaté, no interior do Estado de São Paulo.
A localização prevista para as fabricantes aéreas é na unidade da Embraer em Taubaté, ampliando a área para a construção das aeronaves. A planta industrial ainda precisa passar pela aprovação de autoridades.
A região de Taubaté é estratégica para as montadoras, graças ao fácil acesso a rodovias e proximidade de uma linha ferroviária. Além disso, fica a apenas 35 Km de distância da sede da Embraer em São José dos Campos e junto da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve.
Assim, espera-se que as empresas tenham agilidade e competitividade, além de facilitar o desenvolvimento e a sustentabilidade nos novos processos de produção.
“Nosso objetivo é oferecer produtos e serviços seguros ao mercado e ser altamente competitivos em eficiência de produção. A nova linha de montagem está sendo projetada para priorizar segurança, qualidade, eficiência, produtividade e sustentabilidade,” comentou o co-CEO da Eve, André Stein.
De acordo com o presidente e CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, a decisão está alinhada ao plano estratégico de crescimento baseado em inovação e sustentabilidade da companhia.
“Acreditamos no enorme potencial do mercado global de Mobilidade Aérea Urbana e reforçamos nosso compromisso com a Eve como uma das principais empresas desse setor,” assegurou Neto.
Não é só com a Embraer: Planos da Eve para o eVTOL
A Eve Air Mobility também fechou uma parceria com a Porsche Consulting em maio de 2022, a fim de definir a estratégia macro global de produção, cadeia de suprimentos e logística de seu eVTOL.
As empresas vêm trabalhando juntas na pesquisa de conceitos avançados de fabricação e inovação, unindo suas expertises em aeronáutica e automobilismo para projetar um conceito de industrialização para aeronaves eVTOL baseado em padrões elevados de segurança, qualidade, eficiência e foco no cliente.
“Estamos focados em alcançar os mais altos níveis de excelência na fabricação do eVTOL por meio dos constantes aprendizados e uma abordagem inovadora”, comentou Alice Altissimo, Vice-Presidente de Gerenciamento de Programas e Operações da Eve. “Após extensa pesquisa em conceitos avançados de produção e inovação por mais de um ano, estamos preparados para estabelecer nossa primeira fábrica para a produção do eVTOL. Com confiança em nossas capacidades, estamos preparados para expandir de forma eficiente e sustentável o volume de produção para atender às demandas de um mercado em crescimento”.
Além disso, a Eve também divide seu foco na criação de um amplo portfólio de soluções agnósticas, como um software único de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (Urban ATM) para otimizar e expandir as operações de Mobilidade Aérea Urbana em todo o mundo.
No pregão da quarta-feira (19), os papéis da Embraer (EMBR3) negociados na Bolsa de Valores (B3) fecharam o dia cotados a R$ 17,39, com uma pequena alta de 0,40%.