Petrobras (PETR4) confirma interrupção de serviços na refinaria Paraná Xisto, por “não cumprimento do contrato”
A Petrobras (PETR4) confirmou, por meio de comunicado publicado nessa quinta-feira (13), ter interrompido os serviços de suporte temporário e apoio técnico no processo de transferência da SIX, (Unidade de Industrialização do Xisto) no Paraná, devido ao não cumprimento do contrato.
A refinaria pertence à Forbes & Manhattan Resources, subsidiária da Forbes & Manhattan (F&M).
Segundo a estatal, os serviços foram interrompidos desde o último dia 10 e “seguirão interrompidos até que se chegue a uma solução, de comum acordo, com base nas tratativas que seguirão entre as partes”.
O comunicado foi emitido em resposta a questionamento da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre reportagem do O Globo, que informa que a estatal decidiu interromper os trabalhos da refinaria Paraná Xisto após receber calote de R$ 140 milhões da parte comparadora.
A Petrobras (PETR4) negou a informação. “No que tange ao valor devido pela Forbes à Petrobras mencionado na notícia, a companhia esclarece que a informação não está correta. O montante divulgado refere-se, na verdade, ao valor total do contrato celebrado, estando a dívida em patamar inferior.”
“Considerando que os valores envolvidos no contrato em questão não são materiais e que a gestão de contratos faz parte do dia a dia operacional da indústria de óleo, gás e energia, a companhia entende não haver qualquer ato ou fato relevante a ser divulgado com relação ao tema”, explica a Petrobras.
A SIX foi a terceira refinaria vendida pela Petrobras, sendo contemplada em um plano de desinvestimentos.
Cotação das ações da Petrobras
Cotação PETR4