JBS (JBSS3) irá a Wall Street com dupla listagem
A JBS (JBSS3) anunciou seus planos de listar suas ações na Bolsa de Nova York, conforme anunciado nesta quarta-feira (12).
Com isso, as ações da JBS seriam duplamente listadas, na B3 (B3SA3) e na NYSE.
A expectativa é aumentar o valor de mercado da companhia ao oferecer ativos da produtora de proteínas para investidores globais.
“A proposta apresentada aos acionistas reflete a plataforma global da companhia e abre caminho para destravar o valor das ações da empresa”, diz o comunicado do frigorífico.
Segundo os planos da companhia, a proposta atual que ainda será submetida aos acionistas da empresa terá como veículo a JBS N.V.1 , uma sociedade constituída de acordo com as leis da Holanda.
Na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a JBS será listada como emissora estrangeira, com BDRs Nível II na B3 lastreados em Class A Shares.
Já na SEC (a CVM americana), a companhia será registrada como emissora estrangeira (Foreign Private Issuer – FPI) para listar suas Class A Shares na NYSE.
“Os acionistas minoritários poderão cancelar os BDRs da JBS a qualquer tempo para deter diretamente ações classe”, ressaltou a companhia.
A estrutura de gestão e a estrutura operacional devem seguir inalteradas com a listagem.
Operação deve abrir portas para a JBS, diz CEO
À Reuters, o CEO global da companhia, Gilberto Tomazoni, disse que a operação, longamente aguardada pelo mercado, tem o mesmo “potencial transformacional” de quando o grupo abriu capital, em 2007.
Com isso, a dupla listagem da JBS deve permitir, assim como o IPO, que a companhia faça “um crescimento e siga como a maior empresa de proteínas do Mundo”.
Além disso, a JBS deve ampliar sua fatia de mercado em outros e ganhar flexibilidade, como no mercado de salmão, crescer em solo europeu e expandir a diversificação e a oferta de produtos de valor agregado.