Suno Notícias

9 de julho, 2023

Vivo, Tim e Claro avaliam cobrar por tráfego do WhatsApp

Telefonia

As maiores operadoras de telefonia do Brasil - Vivo (VIVT3), Claro e Tim (TIMS3) estão reavaliando a oferta de pacotes de internet móvel com o uso liberadode certos apps. 

Entre os aplicativos com uso de dados liberados geralmente está o WhatsApp, plataformas de áudio como o YouTube e redes sociais como o Facebook e o Instagram. 

Essa estratégia comercial  avançou ao longo dos últimos anos como uma isca para atrair clientes entusiastas de redes sociais, vídeo e música, mas se transformou em um problema para as teles.

A quantidade de dados que esses aplicativos movimentam deu um salto com a popularização do 4G e tende a aumentar ainda mais com o 5G.

Por sua vez, as operadoras buscam maximizar o faturamento para fazer frente aos investimentos na capacidade das redes e na atualização das tecnologias.

A disputa envolve big techs como Netflix, Google, Meta, Amazon, entre outras, às operadoras de internet móvel e fixa. Essas empresas são as principais geradoras de tráfego de dados.

“Não tenho dúvida que o zero rating foi um erro, um equívoco”, afirmou o presidente da Claro, José Félix, em entrevista recente. Essa prática, entretanto, tende a ser revista, segundo o executivo. “Não há nada que não possa ser consertado”. Com Estadão Conteúdo.