QUARTOU!

Suno Notícias

06 de julho, 2023

Empresa adota semana de 4 dias de trabalho. Veja como funciona

A empresa de tecnologia NovaHaus adotou a semana de quatro dias de trabalho, após um levantamento interno apontar melhoras na produtividade e qualidade de vida dos funcionários.

A redução da jornada começou como um projeto piloto em março de 2022.  Com 15 anos de história, a empresa que faz sites e softwares para clientes como Gol e Ambev decidiu testar a mudança.  Quatro meses depois, veio a resposta definitiva: as quartas-feiras seriam livres.

Segundo a empresa, a escolha deste dia foi para não criar um fim de semana prolongado. Mas, para muitos funcionários, eles acabaram "ganhando" dois fins de semana.

A NovaHaus concretizou a quarta livre em Franca (SP) e São Paulo. O escritório do interior de São Paulo concentra a maior parte da equipe.

Na capital paulista ficam o CEO, Leandro Pires e Silva, e mais duas funcionárias. De acordo uma análise interna, a produtividade no trabalho em relação à carga horária cresceu 13% com a redução da jornada.

A jornada diária é de 8 horas e 22 minutos, com 1 hora e meia de almoço.  No total, cerca de 70 funcionários têm a quarta-feira livre, incluindo os times de programação, design, experiência do usuário (UX), RH, financeiro e outros folgam na quarta.  Trabalhadores de limpeza e segurança, contratados pela empresa, assim como estagiários, também têm direito ao benefício.

Só ficam de fora os cinco sócios e a equipe de atendimento ao cliente.  Os quatro funcionários do departamento estão baseados em Franca e recebem, porém, uma compensação: eles trabalham ao longo da semana em horário reduzido, de 6 horas e 40 minutos por dia (cerca de 34 horas semanais).

Com a carga horária reduzida, a empresa não cortou os salários. A NovaHaus também dá um vale-cultura de R$ 400 que pode ser usado em cinemas, teatros e shows, e assinaturas de serviços de streaming.

Antes, eu ficava exausto e hoje eu fico mais 'de boa' no fim do dia. Às sextas eu não fico mais cansado como antigamente [...] A quarta-feira é o dia em que eu posso dormir sem ter hora para acordar. E ainda consigo estudar em casa. Leandro César, 23, desenvolvedor web, em entrevista ao UOL.