Suno Notícias

27 de junho, 2023

Medo de golpe? Conheça ferramenta de proteção para o PIX

PAGAMENTOS

Considerado um dos meios de pagamento mais usados pelos brasileiros, golpistas passaram a se aproveitar do PIX para cometer crimes. 

Pensando nisso, o Banco Central criou uma ferramenta batizada de Mecanismo Especial de Devolução (MED). Com ela, é possível recuperar valores desviados em casos de transações não autorizadas, falhas operacionais ou que envolvam organizações criminosas.

É obrigatório para todas as instituições financeiras que implementaram o PIX como forma de pagamento o oferecimento do MED.

Como pedir reembolso? Caso você tenha sido vítima de um golpe ou fraude, o primeiro passo é entrar em contato com o banco e relatar o que aconteceu. Mas é preciso ficar atento, pois esta solicitação deve ser feita em até 80 dias a partir da data da operação.

Após fazer o relato, o banco terá até 7 dias para investigar o caso e verificar os procedimentos previstos pelo MED.  Se for constatado que a transação realmente foi feita sem autorização ou é uma fraude, o banco vai bloquear o valor na conta do recebedor e fará a devolução ao solicitante em até 96 horas.

Novidades no PIX? Entre as novidades que estão sendo preparadas, se destaca uma que envolve o rotativo do cartão de crédito. O Banco Central deseja tornar efetiva a probabilidade de dívidas do rotativo para enfrentar os altos juros cobrados nesta modalidade de crédito.