Saque-Aniversário ainda não acabou: conheça as vantagens e desvantagens
FGTS
O Saque-Aniversário, antecipação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), estava sobre risco de ser extinto pelo atual governo
O argumento do atual Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, contra essa modalidade de saque do FGTS é que ele a encara como uma “armadilha” para os trabalhadores.
O Saque-Aniversário foi uma medida emergencial, nascida da crise econômica da covid-19, para que trabalhadores em necessidade pudessem acessar mais rapidamente o Fundo, disponível para retirada no mês de seu aniversário.
O Saque pode chegar até R$ 5 mil, a variar com o saldo do trabalhador, e é uma forma de obtenção do valor antes da hora prevista. Os valores para aniversariantes de junho estão disponíveis desde o dia 1º.
Para aqueles que querem sacar o valor no mês do seu aniversário, o valor pode ser retirado da conta do FGTS na Caixa.
Contudo, quando opta por esse tipo de saque, o trabalhador perde o direito de receber o valor integral do FGTS em demissão sem justa causa, apenas a multa rescisória de 40%.
Ao optar pela modalidade de aniversário, o trabalhador corre o risco de perder uma reserva monetária que poderia proteger financeiramente sua família no caso de uma demissão inesperada.